A perspectiva do oprimido na Alemanha Nazista
O triângulo rosa
Palavras-chave:
Homossexual, Nazismo, Parágrafo 175, Oprimido, InvisibilidadeResumo
Paulo Freire, educador brasileiro exilado durante a ditadura de 1964, foi o primeiro escritor do país a trazer como centro de análise conjuntural a condição do opri-mido diante das múltiplas facetas da realidade de opressão. Freire tomou como base em seus escritos suas experiências antes e depois do exílio, bem como sua condição de educador-educando. O objetivo do presente artigo é o de explorar as dimensões de oprimido e opressor no contexto da Alemanha nazista para com os homossexuais. Marcados por um triângulo rosa nos campos de concentração, esta população viu-se na ilegalidade a partir do aprofundamento do parágrafo 175 do Código Penal alemão, cuja função era proibir o envolvimento amoroso entre dois homens. A justificava do Estado alemão para encarcerar milhares de homens foi a de que, não podendo reproduzir a raça ariana, eles eram considerados inimigos do povo alemão. O texto esboça o panorama no qual os homossexuais viveram desde o início do século XX até o pós-guerra, levantando questões sobre a invisibilidade desta população diante dos acontecimentos do Holocausto. Invisibilidade esta que continua e se desenvolve ao longo das décadas até os dias de hoje.Referências
Coalition Triangle, P. Proposal for a Cy Pres Allocation for homosexual Victims of Nazis. August 2, 2001.
Foucault, M. Os Anormais. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2013.
Durkheim, E.O suicídio: estudo de sociologia. (trad. Stahel, M.) São Paulo: Martins Fontes [1897], 2004.
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
LoPes, L. Entrevista com Rudolf Brazda. In Revista Época (6 jun. 2011). Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI238694-15220,00.html> Acesso em 20 jun. 2014.
Menezes, A. B. Análise da investigação dos determinantes do comportamento homos‑sexual humano. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará. Belém, 2005. Disponível em: <http://www.ufpa.br/ppgtpc/dmdocuments/MESTRADO/ALINE.pdf> Acesso em 20 jun. 2014.
Ushumm. Disponível em: <http://www.ushmm.org/> Acesso em 16 jun. 2014.
Weizsacker, R. Discurso comemorativo dos 40 anos do fim da Guerra e da tirania nacional‑socialista. (8 mai. 1985). Disponível em: <http://deferred-live.net/muse/ariUploads/pdfs/speechRichardvonWeizsacker.pdf> Acesso em 23 jun. 2014.