A perspectiva do oprimido na Alemanha Nazista

O triângulo rosa

Auteurs

  • Deisy Christine Boscaratto Auteur

Mots-clés :

Homossexual, Nazismo, Parágrafo 175, Oprimido, Invisibilidade

Résumé

Paulo Freire, educador brasileiro exilado durante a ditadura de 1964, foi o primeiro escritor do país a trazer como centro de análise conjuntural a condição do opri-mido diante das múltiplas facetas da realidade de opressão. Freire tomou como base em seus escritos suas experiências antes e depois do exílio, bem como sua condição de educador-educando. O objetivo do presente artigo é o de explorar as dimensões de oprimido e opressor no contexto da Alemanha nazista para com os homossexuais. Marcados por um triângulo rosa nos campos de concentração, esta população viu-se na ilegalidade a partir do aprofundamento do parágrafo 175 do Código Penal alemão, cuja função era proibir o envolvimento amoroso entre dois homens. A justificava do Estado alemão para encarcerar milhares de homens foi a de que, não podendo reproduzir a raça ariana, eles eram considerados inimigos do povo alemão. O texto esboça o panorama no qual os homossexuais viveram desde o início do século XX até o pós-guerra, levantando questões sobre a invisibilidade desta população diante dos acontecimentos do Holocausto. Invisibilidade esta que continua e se desenvolve ao longo das décadas até os dias de hoje.

Biographie de l'auteur

  • Deisy Christine Boscaratto
    Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Bacharelanda em Ciência Sociais pela Universidade de São Paulo (2015). Educadora popular no Instituto Paulo Freire.

Références

Coalition Triangle, P. Proposal for a Cy Pres Allocation for homosexual Victims of Nazis. August 2, 2001.

Foucault, M. Os Anormais. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2013.

Durkheim, E.O suicídio: estudo de sociologia. (trad. Stahel, M.) São Paulo: Martins Fontes [1897], 2004.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LoPes, L. Entrevista com Rudolf Brazda. In Revista Época (6 jun. 2011). Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI238694-15220,00.html> Acesso em 20 jun. 2014.

Menezes, A. B. Análise da investigação dos determinantes do comportamento homos‑sexual humano. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará. Belém, 2005. Disponível em: <http://www.ufpa.br/ppgtpc/dmdocuments/MESTRADO/ALINE.pdf> Acesso em 20 jun. 2014.

Ushumm. Disponível em: <http://www.ushmm.org/> Acesso em 16 jun. 2014.

Weizsacker, R. Discurso comemorativo dos 40 anos do fim da Guerra e da tirania nacional‑socialista. (8 mai. 1985). Disponível em: <http://deferred-live.net/muse/ariUploads/pdfs/speechRichardvonWeizsacker.pdf> Acesso em 23 jun. 2014.

Téléchargements

Publiée

2015-12-01

Comment citer

A perspectiva do oprimido na Alemanha Nazista: O triângulo rosa. (2015). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 3(1), 28-38. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/87