A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE DE LIBERTAÇÃO DO OPRIMIDO

Auteurs

  • Sonia Couto Souza Feitosa Auteur

Mots-clés :

Pedagogia Do Oprimido, Educação De Jovens E Adultos, Metodologia Freiriana

Résumé

O presente artigo busca contribuir com a reflexão sobre a relação entre analfa‑betismo e opressão. Uma rápida análise da EJA ao longo da história, a partir do Brasil Colônia até os dias atuais, é apresentada, com o objetivo de compreender como a ausência de políticas públicas para EJA tem contribuído para a perpetu‑ação da exclusão e opressão. O artigo apresenta a metodologia freiriana como possibilidade de libertação do oprimido por meio da ampliação da consciência crítica e da participação cidadã.

Biographie de l'auteur

  • Sonia Couto Souza Feitosa
    Sonia Couto Souza Feitosa - Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE--USP). Licenciada em Letras e Pedagogia, é professora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado (Brasília: Liber livros, 2011) e de livros didáticos para EJA na perspectiva freireana. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para Secretarias Municipais de Educação. É membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – CNAEJA. É também membro do Conselho Assesor da Catedra Unesco da UCLA. Atualmente coordena o Centro de Referência Paulo Freire que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado freiriano

Références

FÁVERO, Osmar. Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação de políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (Org.). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 13-28.

FEITOSA, Sonia Couto Souza. Das grades às matrizes curriculares participativas na EJA. 244 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Facul‑dade de Educação da USP, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

FEITOSA. Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: a reinvenção de um legado. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 1959. Dissertação (concurso para a cadeira de História e Filosofia da Educação) - Escola de Belas Artes de Pernam‑buco, Recife, 1959.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE; SHOR. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 1995.

FREIRE. Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação. São Paulo: Cortez, 1995.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1995.

GADOTTI, Moacir.(org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/IPF, 1996.

PELANDRÉ, Nilcéia Lemos. Efeitos a longo prazo do Método de Alfabetização de Paulo Freire. Tese (Doutoramento) - Florianópolis, 1998.

Téléchargements

Publiée

2018-12-01

Comment citer

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE DE LIBERTAÇÃO DO OPRIMIDO. (2018). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 6(1), 31-41. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/121