CONTEXTURA DE CRISES E DIALOGAÇÃO

o legado da radicalidade crítica de Paulo Freire para o debate em educação superior popular

Autores

  • Reinaldo Vicente Da Costa Júnior Autor

Palavras-chave:

Paulo freire, Educação superior, Contextura, Dialogação.

Resumo

O presente texto trata, de forma concisa e teoricamente reflexiva, da cami‑nhada intelectual de Paulo Freire e de sua práxis crítica em relação ao nível superior de ensino brasileiro. Tem ‑se como referência o envolvimento de Freire com práticas pedagógicas capazes de problematizar a Leitura do Mundo com base no diálogo e na redefinição da posição de seus atores nesse processo. Ampara ‑se em leituras e discussões de alguns textos seminais, como Educação e atualidade brasileira (1959) e “O professor universitário como educador” (1962), para compreender o importante, pertinente e substancial legado crítico sobre a educação superior em momentos que indicavam crises em contexturas de conflito, antinomia e contradição entre grupos e frações de classes sociais. Pretende trazer ao debate contemporâneo, de contexto capitalista globalizante e regulações transnacionais domesticantes, elementos analíticos importantes a fim de discutir o papel do espaço universitário para o fortalecimento da participação social, para o empoderamento popular nas tomadas de decisão política bem como para uma reengenharia social e democrática em tempos de crise. Tem como ponto de partida algumas ações pedagógicas na política da educação superior brasileira que se propõem a re ‑fazer e re ‑inventar o papel da universidade na busca dessa participação e contribuição popular para a construção de conhecimento acadêmico.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Vicente Da Costa Júnior
    Bacharel e licenciado em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Trabalhou como educador em escolas públicas do ensino fundamental, médio, EJA e unidades de internação socioeducativa no Distrito Federal e São Paulo. Contato: dacostajr@gmail.com.

Referências

BOYER, Robert. Teoria da regulação: os fundamentos. São Paulo: Estação Liberda‑de, 2009.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Editores associados, 1997.

FREIRE, Paulo. “O professor universitário como educador”. Estudos Universitários: Revista de Cultura da Universidade de Recife, vol. I, jul./set., 1962, p. 45 ‑47. Dispo‑nível em: (acesso em 30 jul. 2014).

______. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002 [1959].

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2013 [1974].

LOSS, Adriana Salete; ROMÃO, José Eustáquio. “A Universidade Popular no Brasil”. In: SANTOS, Eduardo; MAFRA, Jason Ferreira; ROMÃO, José Eustáquio (orgs.). Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 81 ‑123.

Downloads

Publicado

01/12/2014

Como Citar

CONTEXTURA DE CRISES E DIALOGAÇÃO: o legado da radicalidade crítica de Paulo Freire para o debate em educação superior popular. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 234-239. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/76