CONTEXTURA DE CRISES E DIALOGAÇÃO
o legado da radicalidade crítica de Paulo Freire para o debate em educação superior popular
Palabras clave:
Paulo freire, Educação superior, Contextura, Dialogação.Resumen
O presente texto trata, de forma concisa e teoricamente reflexiva, da cami‑nhada intelectual de Paulo Freire e de sua práxis crítica em relação ao nível superior de ensino brasileiro. Tem ‑se como referência o envolvimento de Freire com práticas pedagógicas capazes de problematizar a Leitura do Mundo com base no diálogo e na redefinição da posição de seus atores nesse processo. Ampara ‑se em leituras e discussões de alguns textos seminais, como Educação e atualidade brasileira (1959) e “O professor universitário como educador” (1962), para compreender o importante, pertinente e substancial legado crítico sobre a educação superior em momentos que indicavam crises em contexturas de conflito, antinomia e contradição entre grupos e frações de classes sociais. Pretende trazer ao debate contemporâneo, de contexto capitalista globalizante e regulações transnacionais domesticantes, elementos analíticos importantes a fim de discutir o papel do espaço universitário para o fortalecimento da participação social, para o empoderamento popular nas tomadas de decisão política bem como para uma reengenharia social e democrática em tempos de crise. Tem como ponto de partida algumas ações pedagógicas na política da educação superior brasileira que se propõem a re ‑fazer e re ‑inventar o papel da universidade na busca dessa participação e contribuição popular para a construção de conhecimento acadêmico.Referencias
BOYER, Robert. Teoria da regulação: os fundamentos. São Paulo: Estação Liberda‑de, 2009.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Editores associados, 1997.
FREIRE, Paulo. “O professor universitário como educador”. Estudos Universitários: Revista de Cultura da Universidade de Recife, vol. I, jul./set., 1962, p. 45 ‑47. Dispo‑nível em: (acesso em 30 jul. 2014).
______. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002 [1959].
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2013 [1974].
LOSS, Adriana Salete; ROMÃO, José Eustáquio. “A Universidade Popular no Brasil”. In: SANTOS, Eduardo; MAFRA, Jason Ferreira; ROMÃO, José Eustáquio (orgs.). Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 81 ‑123.