A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Formação continuada, Reorientação curricular na educação infantil, Educação infantilResumo
Este artigo apresenta elementos fundamentais identificados durante pesquisa e projeto de intervenção desenvolvidos com professores de educação infantil no município de Osasco tendo como foco a formação continuada em relação à Reorientação Curricular da Educação Infantil em Osasco (RECEI). A RECEI tem por objetivo mobilizar os educadores da rede municipal para uma ressignificação das suas práticas pedagógicas, oferecendo assim oportunidades permanentes de ação-reflexão-ação. A pesquisa se deu por meio da observação das práticas docentes em sala de aula, nos círculos de cultura realizados no horário de trabalho pedagógico e nas paradas pedagógicas previstas ao longo de cada ano letivo.
Referências
MELLO, S. A. de; FARIAS, M. A Reorganização Curricular da Educação Infantil Municipal de Osasco: concepções para orientar o pensar e o agir docentes. Caderno de Reorientação Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Osasco. Osasco: SME, 2010.
OLIVEIRA, Marinalva et al. (Orgs.). Reorientação Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pensando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p.09-26, Currículos: Problematização em práticas e políticas, jan./abr. 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento na Educação Infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano VII, n. 20, Oralidade, Alfabetização e Letramento, jul./out. 2009.