A vida e obra do educador Paulo Freire na rede

software livre, memória e acesso

Auteurs

  • Anderson Fernandes De Alencar Auteur
  • Fernanda Soares De Campos Auteur
  • Sônia Couto Souza Feitosa Auteur

Mots-clés :

Paulo Freire, Software Livre, Memória

Résumé

Este artigo apresenta algumas ações do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualiza-se o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, na sequência, são apresentados o Instituto Paulo Freire e o Centro de Referência Paulo Freire, bem como os objetivos do projeto e suas principais realizações. Dando continuidade, são detalhadas três ações que explicitam as iniciativas diretas de disponibilização na internet da obra do educador: implementação de um repositório digital que disponibiliza o seu arquivo físico, a base de dados para acesso ao catálogo de livros da sua biblio-teca e a disponibilização de seus livros para portadores de deficiência visual. O repositório digital foi a ferramenta em software livre (DSpace) escolhida para a disponibilização do arquivo do educador, oferecendo acesso irrestrito ao mon-tante, até 2013, de textos (97.082 páginas tratadas e 57.860 disponibilizadas), fotos (3 mil), vídeos (1.429 vídeos, entre versões para DVD, em baixa e média resoluções, em versão para celular e legendadas, e 537 disponibilizados) e áudios (839 áudios gerados e disponibilizados). O catálogo da biblioteca também foi disponibilizado com a utilização de um software livre (Abcd), tornando pública a listagem de todos os livros existentes na biblioteca pré-golpe e pós-golpe do educador. A última ação apresentada trata da locução de 11 livros do educador, e de 3 livros discutindo suas ideias, no intuito de atender a deficientes visuais. As locuções podem ser acessadas na íntegra via repositório digital. Por fim, são apresentados três desafios deixados pelo projeto: a sustentabilidade, o apro-fundamento da qualidade das informações disponibilizadas e o levantamento documental com pessoas e instituições.

Bibliographies de l'auteur

  • Anderson Fernandes De Alencar
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2005), mestrado em Educação pela Universidade de São Pau-lo (Usp, 2007) - em que defendeu a dissertação “A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana” - e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp, 2008-¬2012), com o tema “Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação”, orientado pelo professor Moacir Gadotti. Foi membro e consultor do Instituto Paulo Freire, no qual coordenou durante cinco anos (2005-¬2010) a área de tecnologia da informação; o processo de migração de MS Windows para GNU/Linux; a Universitas Paulo Freire (Unifreire), entidade afiliada do Instituto Paulo Freire, durante três anos (2010-2013); o projeto “Centro de Referência Brasil Nunca Mais” e o projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro” (2011-2013). Atual-mente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe) na Unidade Acadêmica de Garanhuns, ministrando disciplinas ligadas à prática docente no curso de Licenciatura em Pedagogia. Contato: anderson.alencar@gmail.com.
  • Fernanda Soares De Campos
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos (1998). Atualmente é coordenadora de projetos no Instituto Paulo Freire. Desenvolve trabalhos com coordenação de eventos e atuação de coordenação de projeto socioformativo da área de Educação Popular para a Prevenção de Violência contra Jovens e Mulheres; coordenação de trabalho de organização arquivística; digitalização e disponibilização física e virtual para diversos países de acervos pessoais; bem como atendimento de pesquisadores e visitantes de instituições de grande porte. Competência com trabalho de coordenação adjunta de Centro de Referência especializado em educação. Facilidade com atuação de mobilização social e redes de educação, com experiência em trabalhos de formação de grupos com educação formal e informal e atividades de Cultura, Educação, Lazer e Formação Política. Contato: fernandasoa@gmail.com.
  • Sônia Couto Souza Feitosa
    Mestre em Educação e Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Professora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo, é licenciada em Letras e Pedagogia. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado. Brasília: Liber livros, 2008 e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana, dentre eles o material didático do Programa Tecendo o Saber, da Fundação Roberto Marinho e do Sesi Educa, no Rio de Janeiro. Foi também uma das coordenadoras responsáveis pelo Projeto Memória Edição Paulo Freire (2005). Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para Secretarias Municipais de Educação. Participou como docente e coordenadora pedagógica de projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos em vários estados. Atualmente coordena o Centro de Referência Paulo Freire, que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado de Paulo Freire. Contato: sonia@paulofreire.org.

Références

Arquivo Nacional. Memória do Mundo. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2171&sid=91>. Acesso em: 20 out. 2014.

Brasil. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm>. Acesso em: 13 out. 2014.

Instituto Paulo Freire. Base de dados referencial das bibliotecas de Paulo Freire. Disponível em: <http://biblioteca.paulofreire.org>. Acesso em: 13 out. 2014a.

_____________. O Instituto Paulo Freire. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/o-instituto-paulo-freire>. Acesso em: 13 out. 2014b.

_____________. Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/o-projeto>. Acesso em: 13 out. 2014c.

_____________. Repositório digital do educador Paulo Freire. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org>. Acesso em: 13 out. 2014d.

Universidade De São Paulo (USP). Plataforma Corisco: modelo para implementação de bibliotecas digitais. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/pt-br/corisco>. Acesso em: 6 jan. 2014.

Téléchargements

Publiée

2015-12-01

Comment citer

A vida e obra do educador Paulo Freire na rede: software livre, memória e acesso. (2015). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 3(1), 5-15. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/85