A vida e obra do educador Paulo Freire na rede
software livre, memória e acesso
Mots-clés :
Paulo Freire, Software Livre, MemóriaRésumé
Este artigo apresenta algumas ações do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualiza-se o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, na sequência, são apresentados o Instituto Paulo Freire e o Centro de Referência Paulo Freire, bem como os objetivos do projeto e suas principais realizações. Dando continuidade, são detalhadas três ações que explicitam as iniciativas diretas de disponibilização na internet da obra do educador: implementação de um repositório digital que disponibiliza o seu arquivo físico, a base de dados para acesso ao catálogo de livros da sua biblio-teca e a disponibilização de seus livros para portadores de deficiência visual. O repositório digital foi a ferramenta em software livre (DSpace) escolhida para a disponibilização do arquivo do educador, oferecendo acesso irrestrito ao mon-tante, até 2013, de textos (97.082 páginas tratadas e 57.860 disponibilizadas), fotos (3 mil), vídeos (1.429 vídeos, entre versões para DVD, em baixa e média resoluções, em versão para celular e legendadas, e 537 disponibilizados) e áudios (839 áudios gerados e disponibilizados). O catálogo da biblioteca também foi disponibilizado com a utilização de um software livre (Abcd), tornando pública a listagem de todos os livros existentes na biblioteca pré-golpe e pós-golpe do educador. A última ação apresentada trata da locução de 11 livros do educador, e de 3 livros discutindo suas ideias, no intuito de atender a deficientes visuais. As locuções podem ser acessadas na íntegra via repositório digital. Por fim, são apresentados três desafios deixados pelo projeto: a sustentabilidade, o apro-fundamento da qualidade das informações disponibilizadas e o levantamento documental com pessoas e instituições.Références
Arquivo Nacional. Memória do Mundo. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2171&sid=91>. Acesso em: 20 out. 2014.
Brasil. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm>. Acesso em: 13 out. 2014.
Instituto Paulo Freire. Base de dados referencial das bibliotecas de Paulo Freire. Disponível em: <http://biblioteca.paulofreire.org>. Acesso em: 13 out. 2014a.
_____________. O Instituto Paulo Freire. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/o-instituto-paulo-freire>. Acesso em: 13 out. 2014b.
_____________. Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/o-projeto>. Acesso em: 13 out. 2014c.
_____________. Repositório digital do educador Paulo Freire. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org>. Acesso em: 13 out. 2014d.
Universidade De São Paulo (USP). Plataforma Corisco: modelo para implementação de bibliotecas digitais. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/pt-br/corisco>. Acesso em: 6 jan. 2014.