A ECOPEDAGOGIA E A SUPERAÇÃO DO DESCASO COM O MEIO AMBIENTE
Mots-clés :
Ecopedagogia, Consciência planetária, Ações pedagógicasRésumé
Esse artigo registra um processo educativo voltado para a formação de uma consciência planetária no espaço escolar. O trabalho teve como finalidade observar e descrever o desenvolvimento de ações pedagógicas em uma turma de educação básica, com alunos/as de oito e nove anos. Essas práticas foram planejadas com base na Ecopedagogia e tiveram como referência o documento Carta da Terra. Após análise e caracterização da turma e da realidade em que estavam inseridos, foram planejadas e desenvolvidas ações pedagógicas que proporcionaram o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e comprometidas com uma relação harmoniosa com o planeta. As intervenções realizadas foram mais além do que se propuseram, pois permitiram um envolvimento maior e um novo olhar da coordenação pedagógica em relação à ecopedagogia, o que resultou na proposta de inserção da mesma no Projeto Eco Político Pedagógico (PEPP) da unidade escolar.
Références
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2008. (Série UniFreire; 2). Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3080>. Acesso em 30 jun. 2013.
_____________. Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. São Paulo: Centro de Referência Paulo Freire, 2009. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3397>. Acesso em 30 jun. 2013
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Sandra Trabucco Valenzuela (Trad.). 4 ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2008. (Guia da escola cidadã; 3).
LOPES, Claudemira Vieira Gusmão. Ecopedagogia e cidadania planetária. 1 ed. Curitiba: Fael, 2010.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Eloá Jacobina (Trad.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta da Terra. [S.l.], 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc>. Acesso em: 30 jun.. 2013.