A ECOPEDAGOGIA FUNDAMENTANDO UMA PRÁTICA CURRICULAR
Mots-clés :
Ecopedagogia, Sustentabilidade, CurrículoRésumé
Este artigo aborda a necessidade de construção de uma nova cidadania para a valorização, conservação, recuperação e manejo dos recursos naturais. Educar para a sustentabilidade é o novo desafio da educação, que se vê forçada a pensar sobre a sua existência e os impactos que causa ao meio ambiente e suas consequências. Faz-se necessário discutir a educação sustentável a partir da educação para o consumo consciente. A ecopedagogia, como abordagem curricular, implica numa reorientação do currículo, com ênfase às relações humanas e também aos conteúdos significativos para os/as educando/as.
Références
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.
GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade. Uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 2ª edição. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.
GUTIÉRREZ, Francisco. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. Francisco Gutiérrez, Cruz Prado. 4ª edição. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2008.
LOPES, Claudemira Vieira Gusmão. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 1ª edição. Curitiba: Editora Fael, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.