Pedagogia da convivência

Elza e Paulo Freire

Autores/as

  • Nima I Spigolon Autor/a

Palabras clave:

Elza Freire, Paulo Freire, Educação De Jovens E Adultos, Pedagogia Da Convivência

Resumen

O artigo apresenta resultados de pesquisa alinhavados pela convivência políti-co-pedagógica e amorosa do casal Freire: Elza e Paulo. Objetiva-se demonstrar contribuições e influências para a educação brasileira e, em particular a educação de adultos, instrumentalizados pelos percursos de Elza Freire. Sua caracterização acontece no recorte temporal entre 1916/1964, sendo que assume outra dimen-são a partir do casamento de Elza com Paulo Freire em 1944, no Recife. Ancorado em fontes documentais e não documentais segundo a abordagem qualitativa, analisa-se a estruturação, fundamentação e consolidação das experiências com adultos, ou seja, a gênese desta educação no Brasil e, concomitante, a formação e atuação profissional de Elza. O foco se dá na participação dela, buscando por outro ângulo ampliar a compreensão em torno do trabalho dele e a ambiência político-pedagógica e sociocultural da qual emergiu o casal. A pesquisa aponta, por exemplo: a ressignificação deste campo de estudos, ao identificar o legado de Elza Freire para a educação e sua participação no pensamento e na práxis de Paulo Freire, notadamente a partir de meados de 1940.

Biografía del autor/a

  • Nima I Spigolon
    Doutorado e Mestrado em Educação, pela Unicamp. Professora Doutora da Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Admi-nistração e Sistemas Educacionais (Depase), na Unicamp. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gepeja) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Políticas Públicas e Educação (GPPE), ambos da FE/ Unicamp. Contato: nima@unicamp.br

Referencias

Rosas, P. Papéis Avulsos Sobre Paulo Freire, 1. Recife: UFPE, 2003.

Santiago, M. E. “A presença de Elza Freire em Paulo Freire”. In: Um olhar sobre Paulo Freire a partir da realidade cultural do Nordeste Brasileiro. Recife: NuneP, 2000.

___________. Sobre Elza. Recife: Datilografado, 1987.

Silva, I. M. E. In: Santiago, M. E. Sobre Elza. Recife: Datilografado, 1987.

Scocuglia, A. C. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa: UFPB, 2001.

SPigolon, N. I. Pedagogia da Convivência: Elza Freire – uma vida que faz Educação. 2009. Dissertação. UnicamP, Campinas, 2009.

___________. As noites da ditadura e os dias de utopia – o exílio, a educação e os percursos de Elza Freire nos anos de 1964 a 1979. Tese. UnicamP, Campinas, 2014.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Pedagogia da convivência: Elza e Paulo Freire. (2015). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 3(1), 78-94. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/90