A EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

uma experiência do Projeto MOVA ‑Brasil

Autores/as

  • Francisca Pini Autor/a
  • José Genivaldo Da Silva Autor/a
  • Paulo Araújo Neto Autor/a

Palabras clave:

Alfabetização, Educação popular, Direitos humanos.

Resumen

A adoção da teoria do conhecimento, formulada pelo educador Paulo Freire, é o que orienta o Projeto MOVA ‑Brasil, em seus dez anos de existência (2003 ‑2013). Concebido pelo Instituto Paulo Freire (IPF), pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pela Petrobras, o MOVA ‑Brasil vem contribuindo com a transformação social dos territórios nos quais atua, por meio da alfabetização com exercício de cidadania ativa. Já alcançou 246 mil pessoas alfabetizadas e mais de 10 mil edu‑cadores formados, numa perspectiva da Educação Popular em Direitos Humanos. Os educandos e educandas fazem parte de uma pluralidade dos diferentes seg‑mentos sociais: sistema prisional, comunidades tradicionais, populações indíge‑nas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, comunidades de pescadores, ribeirinhos, população do campo e urbana.

Biografía del autor/a

  • Francisca Pini
    Assistente social, mestre e doutora em Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo. É sócia ‑fundadora do Centro de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude Paulo Freire (CEDHECA Paulo Freire). Há 23 anos participa do Movimento dos Direitos Humanos da Infância e da Adolescência. Filiada à ANDHEP. É organizadora do livro Educação, participação política e direitos humanos (2011). Atualmente é diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire.
  • José Genivaldo Da Silva
    Dirigente sindical e representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP) no Comitê Gestor do Projeto MOVA ‑Brasil.
  • Paulo Araújo Neto
    Gerente de programas sociais da Petrobras.

Referencias

SECRETARIA ‑GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Marco de referência da Educação Popular para as políticas públicas. Brasília, Secretaria Nacional de Arti‑culação Social e Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã, 2014.

TELLES, Silvia. “Paulo Freire e o Projeto MOVA ‑SP”. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2014.

UNESCO. “Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de Aprendizagem”. Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Jomtien, 1990.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WANDERLEY, Luiz Eduardo. Educar para transformar: Educação Popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes, 1984.

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

A EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma experiência do Projeto MOVA ‑Brasil. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 111-124. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/63