O SABOR DO SABER

desafios de uma alfabetização prazerosa e competente

Autores/as

  • Ana Cristina De Oliveira Santos Almeida Autor/a

Palabras clave:

Alfabetização, Letramento, Leitura, Jogos, Motivação

Resumen

Este relato apresenta a importância de uma prática significativa no processo de aquisição de leitura e escrita por crianças de seis anos, matriculadas em uma classe do 1o ano do Ensino Fundamental em escola do município de Osasco. O maior desafio durante o projeto foi planejar e propor atividades nas quais a criança refletisse sobre a relação entre a fala e a escrita e como se faz pra ler e escrever. A partir de sondagens cíclicas e contínuas, procurou-se identificar a fase da escrita na qual cada criança se encontrava e propor as atividades mais adequadas que pudessem favorecer a passagem para as fases posteriores. As atividades da rotina diária como a leitura de materiais variados em locais diferentes, em família e os jogos foram fundamentais no processo. É preciso entender que a criança só se alfabetiza lendo, escrevendo e tentando explicar o que escreveu utilizando o que conhece sobre o que está escrito necessitando de informações acerca do conteúdo para que faça suposições a respeito da sua escrita. Para escrever escolherá quais e quantas letras usará. Quando for ler o que escreveu precisará refletir sobre as escolhas que fez e justificá-las para si e para os outros como sobras, acréscimos ou troca na ordem das letras ou interpretação de escritas como incorretas e reescritas. As ações de interação, participação e cooperação entre as crianças foram significativas no desenvolvimento da autonomia, criticidade, consciência de seus direitos e deveres no ambiente escolar e na sociedade, além de incentivá-las para a leitura e escrita prazerosas.

Biografía del autor/a

  • Ana Cristina De Oliveira Santos Almeida

    Professora Efetiva do Município de Osasco desde 2004. Alfabetizadora há 16 anos. Formada em Magistério no Colégio E.E.P.S.G. “Fernão Dias Pais” e em Pedagogia na Faculdade Integrada Campos Salles.

Referencias

__________________. Caderno de orientações: histórias com repetição. São Paulo: Ministério da Educação, 2011. (Trilhas; v.9).

__________________. Caderno de orientações: história de animais. São Paulo: Ministério da Educação, 2011. (Trilhas; v.10).

OLIVEIRA, Marinalva de et al. (Orgs.). Reorientação Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

OSASCO. Secretaria Municipal de Educação. Lei nº 4300/2009. Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação: diretrizes, objetivos e metas educacionais. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2011.

TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. Cláudia Schilling (Trad.). São Paulo: Ática, 2003.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY Liliana. Além da alfabetização. Stela Oliveira (Trad.). São Paulo: Ática, 2003.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. A escola do ensinar e a escola do aprender: desafios de uma educação brasileira de qualidade política, ética e científica. São Bernardo do Campo: CEPFA, 2012.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

O SABOR DO SABER: desafios de uma alfabetização prazerosa e competente. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 40-53. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/4