DESAFIOS, ESPERANÇA, MUDANÇAS DE PRÁTICAS ENVELHECIDAS
Palabras clave:
Dificuldade, Aprendizagem, Leitura, Escrita, Interdisciplinaridade, JogosResumen
A pesquisa aqui relatada objetivou estudar as dificuldades de leitura e escrita, suas causas, dos(as) alunos(as) do 2o ano do ensino fundamental. O estudo se pautou na abordagem qualitativa e quantitativa através da realização de atividades diversificadas. As principais dificuldades que os alunos apresentavam para ler e escrever eram decorrentes de vários fatores, porém um dos mais importantes era a falta de acompanhamento da família e a falta de hábito de leitura e escrita fora do ambiente escolar. Este artigo pretende trazer contribuições à prática pedagógica e refletir sobre a necessidade de um olhar diferenciado para as diversas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita do(a) aluno(a).
Referencias
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves et al. (Orgs.). Manual Didático: jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação/UFPE, Centro de Estudos em Educação e Linguagem, 2009. Disponível em: <http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Manual_de_jogos_did%C3%A1ticos_revisado.pdf>. Acesso em 30 jun. 2013.
FERREIRO, Emília; Teberosky, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.
FONSECA, Víctor das. Uma introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FREIRE, Madalena e Paulo. Dois olhares reinventando a escola. In: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Paixão de Aprender. Porto Alegre: SMED, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1989.
MOREIRA, Rosana Maria Gomes. A criança e a construção da leitura e da escrita. Artigonal.com, 01 fev. 2012. Disponível em: <http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-crianca-e-a-construcao-da-leitura-e-da-escrita-5623206.html>. Acesso em 30 jun. 2013.
OLIVEIRA, Marinalva de et al. (Orgs.). Reorientação curricular da educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.