EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PRÁXIS EMANCIPATÓRIA
Palabras clave:
Educação Em Direitos Humanos, Práxis Emancipatória, Educar A Sensibilidade, Justiça, Pnedh, Educação Intertransculttural, Projeto Eco-Político-Pedagógico, IntersetorialidadeResumen
Este artigo discute a urgência de um posicionamento mais crítico e propositivo por parte de educadoras e educadores comprometidos com a Educação em Di reitos Humanos, no sentido de incluírem esta discussão no dia-a-dia da escola e do currículo que ela pratica. Sem isso, o discurso em defesa dos direitos humanos não avança e as forças conservadoras, reacionárias e até fascistas da sociedade, ampliam seus discursos e ações, destruindo direitos historicamente conquistados pela sociedade brasileira.Referencias
BRASIL, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Justiça; UNESCO, 2013.
PADILHA, Paulo Roberto. Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo, Cortez/IPF, 2004.
PADILHA, Paulo Roberto. Educação em direitos humanos sob a ótica dos ensinamentos de Paulo Freire. In: SHILLING, Flávia (Org). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. 2 ed., São Paulo, Cortez, pg. 171-181.
PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma Educação Intertranscultural. São Paulo, Cortez/IPF, 2007; Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.
PINI, Francisca R. de Oliveira; MORAES, Célio V. (orgs.). Educação, participação política e direitos humanos. São Paulo, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.