A ECOPEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS MULTIPLICADORES DA CIDADANIA PLANETÁRIA

Autores

  • Débora Cayres Juliani Autor

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Cidadania planetária, Projetos, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um projeto de pesquisa que realizou uma Leitura do Mundo que retratou a necessidade de formação da comunidade para que pudesse haver uma maior atenção e cuidado com o entorno escolar, no que diz respeito à conservação das vias públicas, do meio ambiente e da importância da escola para a mesma, refletindo nos atos dos alunos/as. Com base nos fundamentos da ecopedagogia, pretende-se apresentar a mudança de comportamento dos alunos, despertada a conscientização ecológica, bem como a nova visão deles em relação ao meio ambiente e à multiplicação dessa aquisição com pessoas do seu convívio, além de desenvolverem valores como tolerância, respeito, igualdade social, cultural, de gênero e aceitação da biodiversidade, fazendo-os se perceberem como sujeitos coletivos que fazem parte de uma sociedade e de um planeta, cujas ações influenciam direta e indiretamente os mesmos. Destaca-se a ação multiplicadora das crianças, que adotaram efetivamente durante o projeto novas posturas e desafios para uma vida sustentável, a partir de seus cuidados com o meio ambiente, com a vida em sociedade, com a vida do planeta.

Biografia do Autor

  • Débora Cayres Juliani

    Professora efetiva do município de Osasco desde junho de 2002. Formada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional no ano de 1996 pela Faculdade Teresa Martin – São Paulo/SP. Pós-graduada em Currículo e Prática Docente pela Faculdade de Mauá/UniFreire.

Referências

FREIRE, Madalena e Paulo. Dois olhares reinventando a escola. In: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Paixão de Aprender. Porto Alegre: SMED, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

____________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 4ª ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire/Cortez, 2008. (Guia da Escola Cidadã; 3).

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta da Terra. [S.l.], 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc>. Acesso em: 13 mar. 2013.

PADILHA, Paulo Roberto. Educar em Todos os Cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2007.

Downloads

Publicado

01/12/2013

Como Citar

A ECOPEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS MULTIPLICADORES DA CIDADANIA PLANETÁRIA. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 82-93. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/8