FUNDAMENTOS FREIRIANOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Jason Ferreira Mafra Autor
  • Eduardo Santos Autor

Palavras-chave:

Educação popular, Mestrado profissional, Pedagogia freiriana, Pesquisa e intervenção.

Resumo

O mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Progepe ‑Uninove), iniciado em 2012, é um desdobramento das discussões feitas na linha de pesquisa em práticas educacionais do Programa de Pós ‑Graduação em Educação (PPGE) dessa Universidade. A organização do novo mestrado en‑volveu um grupo de investigadores vinculados aos estudos freirianos e tomou como referência a práxis de Paulo Freire, estabelecendo como fundamento da proposta e foco de pesquisa o campo da prática, uma vez que, na concepção freiriana, toda teoria só possui legitimidade epistemológica no interior de uma prática e sua legitimidade política reside em requalificar a própria prática. Com base em tais pressupostos, o programa estruturou ‑se com uma área de concen‑ tração e três linhas de pesquisa e “intervenção”, cujos objetos de investigação circunscrevem ‑se no universo da gestão e das práticas educacionais, além de orientar suas atividades de pesquisa para as questões da escola básica. Adicio‑nalmente, o programa desenvolve uma política de inclusão na pós ‑graduação ao introduzir no processo seletivo o “fator público”, por meio do qual professores e gestores da escola pública são selecionados para tornarem ‑se pesquisadores dos múltiplos aspectos que envolvem sua realidade escolar. Correspondente a essas orientações, o Progepe traz, para o campo da formação pós ‑graduada, elementos teóricos e práticos que fundamentam as práticas da educação e das pedagogias populares.

Biografia do Autor

  • Jason Ferreira Mafra
    Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Docente e pesquisador do Programa de Pós ‑graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE ‑Uninove) e diretor do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da mesma instituição. Contato: jasonmafra@gmail.com
  • Eduardo Santos
    Sociólogo, mestre em Geografia Humana e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós ‑graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE ‑Uninove) e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação Superior (Grupes). Contato: edusantos_br@ig.com.br.

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular. São Paulo: Pioneira, 1974.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educar para transformar. São Paulo: Mercado Cultural/Instituto Paulo Freire, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. Estado e educação popular na América Latina. Campinas: Papirus, 1992.

______; ______ (orgs.). Educación popular; crisis y perspectivas. Buenos Aires: Miño y Dávila, 1993.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LOMBARDI, J. C. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas: Alínea, 2011.

MAFRA, Jason Ferreira. “Utopia e projeto possível”. In: TORRES, Carlos Alberto; GUTIÉRREZ, Francisco; ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir; GARCIA, Walter Esteves (orgs.). Reinventando Paulo Freire no século 21. São Paulo: Ed,L – Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008, p. 9 ‑40.

ROMÃO, José Eustáquio. “Razões oprimidas: introdução a uma nova geopolítica do conhecimento”. In: TORRES, Carlos Alberto; GUTIÉRREZ, Francisco; ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir; GARCIA, Walter Esteves (orgs.). Reinventan‑do Paulo Freire no século 21. São Paulo: Ed,L – Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008, p. 63 ‑90.

______; GADOTTI, Moacir. Educação de adultos: cenários, perspectivas e formação de educadores. Brasília: Liber, 2007.

VIEIRA, José Luis; OLIVEIRA, Edilson; ARNONI, Maria Elza Brefere. Mediação dialé‑tica na educação escolar: teoria e prática. São Paulo, Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

01/12/2014

Como Citar

FUNDAMENTOS FREIRIANOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 147-154. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/67