DAS GRADES ÀS MATRIZES CURRICULARES PARTICIPATIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Sonia Couto Souza Feitosa Autor

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de jovens e adultos, Currículo, Sujeitos da eja.

Resumo

O artigo busca contribuir com a reflexão acerca dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formulação das matrizes curriculares. É apresentada uma rápida contextualização histórica da EJA, desde o Brasil Colônia até os dias atuais, com o objetivo de compreender como o currículo e os sujeitos da EJA são concebidos e se existe diálogo entre eles. Para isso, buscou ‑se analisar a dimensão curricular nos documentos nacionais e internacionais, nos marcos legais e nas políticas de EJA. O artigo também trata dos diferentes sujeitos dessa modalidade, eviden‑ciando a necessidade de repensar o currículo para que contemple a diversidade contida no campo da EJA.

Biografia do Autor

  • Sonia Couto Souza Feitosa
    Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE ‑USP). É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado Brasília (Liber livros, 2008) e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para secretarias municipais de Educação. Atualmente, trabalha no Instituto Paulo Freire, onde coordena o Centro de Referência Paulo Freire, que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado de Paulo Freire. Contato: sonia@paulofreire.org.

Referências

UNESCO. “Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos”, V Confintea, Hamburgo, 1997.

Downloads

Publicado

01/12/2014

Como Citar

DAS GRADES ÀS MATRIZES CURRICULARES PARTICIPATIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 306-329. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/83