A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandra Fátima Arruda Barreto Autor

Palavras-chave:

Dificuldade, Alfabetização, Ensino fundamental

Resumo

O presente artigo traz a discussão sobre a dificuldade de aprendizado que os alunos têm nas séries iniciais do ensino fundamental I. Tem como objetivo analisar os efeitos das intervenções pedagógicas nos diversos níveis de alfabetização. O artigo aborda algumas reflexões na tentativa de compreender as razões para o analfabetismo que ainda persiste na etapa final do ensino fundamental I. Também discorre sobre metodologias que possam melhorar os índices de analfabetismo, com o objetivo de orientar os educadores, para torná-los formadores de alunos(as) mais preparados para as séries iniciais e tornar os alunos mais preparados para outras etapas que a vida e a sociedade lhes apresentarão. 

Biografia do Autor

  • Sandra Fátima Arruda Barreto

    Sandra Fátima Arruda Barreto atua como professora na rede municipal de ensino de Osasco. 

Referências

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a Alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Cortez 1987.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: indicadores sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Brasília, DF: INEP, 2003.

PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

PINTO, José Marcelino Rezende. Os Recursos para Educação no Brasil no Contexto das Finanças Públicas. Brasília: Plano, 2000.

PHARAOH, João Carlos. Corrigir ou Aceitar – o erro no processo de alfabetização? 30 abr. 2011. Disponível em: <http://joaopharaoh.blogspot.com.br/2011/04/corrigir-ou-aceitar-o-erro-no-processo.html>. Acesso em: 20 mar. 2013.

Downloads

Publicado

01/12/2013

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 391-399. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/42