O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZADO
Palavras-chave:
Lúdico, Brincadeiras, JogosResumo
O presente artigo tem a finalidade de abordar a importância das brincadeiras, jogos e atividades diferenciadas, transformando cada aula em algo motivador, lúdico e significativo para cada aluno, em especial a um grupo de alunos que demonstravam desmotivação no aprendizado por razões variadas. Para isso, foi necessário buscar compreender e entender questões ligadas às dificuldades no processo de alfabetização, utilizando jogos lúdicos como recurso facilitador ao aluno com dificuldade de aprendizagem no processo de letramento. O jogo pode e deve ser utilizado. Uma vez ao exercitá-lo ele despertará sentimentos de desafio, que poderá ajudar na competência para resolver situações do cotidiano. Através da realização desta pesquisa, concluí que diante de um mundo novo, com tanta tecnologia e inovações, como a Internet, celulares etc., os alunos atuais não estão mais motivados a aprender sentadinhos e comportadinhos, como há vinte, trinta, quarenta anos atrás. Faz-se necessário aulas criativas, inovadoras especialmente, quando, infelizmente, a grande maioria das escolas, públicas e até particulares, ainda não possuem essas tecnologias tão interessantes e avançadas, como o computador e a Internet.
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2003.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985.
_______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36 ed. São Paulo: Cortez,1998.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MACEDO, Lino de. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 93, p. 5-11, mai. 1995.
OLIVEIRA, Marinalva de et al. (Orgs.). Reorientação curricular da educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
_______. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
RAMOS, Maria da Conceição Aparecida Leira. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Revista do Instituto Catarinense de Pós-Graduação, n. 1, [200-]. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev01-07.pdf>. Acesso em 30 jun. 2013.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
_______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.