A BNCC E OS DESAFIOS DA ESCOLA
Palavras-chave:
Bncc, Currículo, Currículo Nacional, Educação Emancipadora, Projeto Eco‑Político‑Pedagógico, Educação IntertransculturalResumo
Este artigo apresenta as principais características da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em 15/12/2017 pelo Conselho Nacional de Educação e os desafios a serem enfrentados pelas escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Brasil, para implementá‑la. Discute que se for cumprida como prescrição, deporá contra a autonomia de todos os sujeitos da educação brasileira e negará a Constituição Federal de 1988, que foi chamada de “Constituição Cidadã”. Até por seu caráter meritocrático, individualista, tecnicista, repleto de descritores de competências e habilidades para todas as áreas do conhecimento, este BNCC inclina-se ao interesse do mercado e exigirá, até mesmo, a adequação dos currículos dos cursos de Licenciatura de todo país, a esta norma. A alternativa para as escolas e redes de ensino será partir de uma reorientação curricular participativa e emancipadora e, depois disso, aproveitar o conteúdo da BNCC como uma das referências para o seu novo planejamento curricular, após analisar, compreender e criticar a mesma para não cair nas armadilhas e nos retrocessos que ela propõe ou impõe à educação brasileira.Referências
AGUIAR, Márcia Angela da S. E DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas (Revista, ANPAE, 2018, pg. 7), [Livro Eletrônico: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4‑Publicacoes/
BNCC‑VERSAO‑FINAL.pdf].
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.
BRASIL, MEC. Constituição Federativa do Brasil. 1988. Brasília: MEC, 1989.
BRASIL, MEC. Plano Nacional de Educação 2014-2024 Lei n. 13.005, de 2014. Brasília, Presidência da República, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 1996. Brasília, Senado, 1996.
CALEGGARI, Cesa. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira. (Org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santilhana, 2019.
CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali & ZANNARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.Custo Aluno ‑ Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) – vide: http://www.custoalunoqualidade.org.br/o‑que‑e‑caqi‑e‑o‑caq.
DEMO, Pedro. LDB 9394/96 – Ranços e Avanços. São Paulo, Papirus, 23a ed., 1997.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo ‑ A nova arquitetura do poder: dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta”, (São Paulo, Autonomia Literária, 2017). Disponível no site: www.dowbor.org. PDF.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
PADILHA, Paulo Roberto Padilha. Currículo Intertranscultural. Novos itinerários para a educação. São Paulo, Cortez/IPF 2004. PDF disponível no site https://www.professorpadilha.com.
PADILHA, Paulo Roberto Padilha. Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural. São Paulo, Cortez/IPF, 2007; Ed,L, 2012.
PADILHA, Paulo Roberto; FAVARÃO, Maria José; MORRIS, Eric & MARINE, Luiz (Orgs.). Educação para a cidadania planetária: currículo intertransdisciplinar em Osasco. São Paulo, Ed,L, 2011.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.Outros sites e links indicados: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4‑Publicacoes/BNCC‑VERSAO‑FINAL.pdfhttp://www.anped.org.br/sites/default/files/resources/Of_cio_01_2015_CNE_BNCC.pdf/Acesso em 30/07/2019.