RESÍDUOS SÓLIDOS E ORGÂNICOS NO COTIDIANO ESCOLAR
educando para conscientizar
Palavras-chave:
Capitalismo, Resíduos sólidos e orgânicos, Meio ambiente, CidadaniaResumo
O presente artigo aborda o tema dos resíduos sólidos e orgânicos na vida cotidiana da escola e as práticas realizadas pela comunidade relacionadas aos cuidados com o planeta. A relevância reside na necessidade de contribuirmos para o estudo desta temática, tão fundamental na contemporaneidade, como na nossa atenção às práticas cotidianas dos moradores da comunidade escolar de um bairro do município de Osasco, grande São Paulo, onde realizamos pesquisas e intervenções que enriqueceram as nossas reflexões e ações relacionadas aos problemas socioambientais locais, que acabam impactando o planeta Terra. Foram realizadas reuniões, debates, reflexões, palestra e apresentação teatral com a participação dos diferentes segmentos da escola, buscando inserir o desafio de estabelecer uma cultura de preservação do meio ambiente, reorientando a educação para a sua totalidade, implicando na reflexão sobre o papel do professor e da escola neste contexto globalizado. Embora tenhamos observado avanços diante das intervenções realizadas, constatamos também a existência de limites individuais e coletivos na compreensão e no trato com a questão ambiental, pelo que precisamos nos esforçar para mudar nossos valores consumistas, hábitos e comportamentos que favoreçam corretamente o meio e a vida sustentável no planeta e na comunidade onde vivemos.
Referências
BERNA, Vilmar S. Demamam. Pensamentos Ecológicos: reflexões críticas sobre o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. São Paulo: Paulinas, 2005.
FAVARÃO, Maria José; GADOTTI, Moacir. Educação para uma Vida Sustentável, Educação como Direito Humano: palestras e conferências. 1ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 4ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta da Terra. [S.l.], 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc>. Acesso em: 13 mar. 2013.
OSASCO. Lei Orgânica (1990). Lei Orgânica do Município de Osasco. Osasco: Câmara Municipal, 1990.
PADILHA, Paulo Roberto; CECCON, Sheila; RAMALHO, Priscila. Município que Educa: múltiplos olhares. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. Disponível em: <http://www.paulofreire.org >. Acesso em: 20 mai. 2013