A UTOPIA EM PAULO FREIRE E O PARADIGMA DA INCLUSÃO
Mots-clés :
Paulo freire, Utopia, Inclusão.Résumé
Os caminhos trilhados pela educação nos últimos anos nos permitem afirmar que o objeto central da discussão sobre educação abrange necessariamente a ideia de uma escola que seja capaz de atender à variedade de características do seu alunado. O que se fala é de uma educação para todos, de um espaço único para a convivência e para a aprendizagem. Nesse contexto, autores como Paulo Freire se tornam ainda mais importantes, auxiliando ‑nos na compreensão do dito e do feito, além, é claro, de permitirem um posicionamento mais seguro na caminhada rumo a uma sociedade mais justa e mais solidária. Este trabalho constitui um recorte do pensamento de Paulo Freire e busca analisar os vários sentidos produzidos e veiculados sobre os paradigmas da exclusão e da inclusão, em particular aqueles extraídos sobre a questão da utopia na obra de Freire. Seu conceito de utopia é a base da nossa reflexão, pois é a partir dele que defendemos a inclusão como um inédito viável. Seu pensamento é marcado pela luta contra qualquer discriminação, na busca incessante pela superação da relação opressor ‑ oprimido. Este é um dos mais ricos e importantes legados deixados por ele para a sociedade dos nossos dias: o respeito pelos seres humanos no que eles têm de mais valoroso, a sua humanidade.Références
FONSECA, Vitor da. Educação especial. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a.
______. “Algumas reflexões em torno da utopia”. In: FREIRE, Ana Maria de Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001b.
______. Pedagogia do oprimido. 32ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: Uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Brasília: Unesco, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VAZ, Paulo. O inconsciente artificial. São Paulo: Unimarco, 1997.