PLANEJAMENTO DEMOCRÁTICO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Mots-clés :
Ensino nas creches, Planejamento educacional, Renovação democrática.Résumé
Este trabalho relata a prática do planejamento democrático com crianças de 0 a 3 anos realizado por uma professora do município de Santo André, Brasil. Apresenta ‑se uma concepção democrática e participativa na elaboração do planejamento com as crianças, do modo que se garanta seus direitos. Os resul‑tados da experiência foram registrados mediante diferentes recursos, tais como observação, escuta sensível e registro documental, concluindo que, ao construir coletivamente o ato de planejar, estabelecemos um ambiente democrático que contribui para a construção da autonomia, da cidadania e da aprendizagem sig‑nificativa, como propõe a pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, a documen‑tação, a escuta sensível e a observação revelam ‑se como agentes de mudança, facilitando a construção de uma nova concepção de criança, de educação e de professor, necessária num sistema de educação ainda desigual. O foco recai na construção do saber infantil buscando explicitar sua realidade, percebendo sua relação com o professor, com a escola e com o mundo. Na tentativa de ampliar o diálogo com as crianças e com outros educadores, destacou ‑se a importância do saber infantil, suas necessidades e expectativas, bem como da socialização de experiências para a educação da criança e formação do professor no contexto de múltiplas relações da proposta formativa.Références
BRASIL. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais da criança. 6ª ed. Brasília: MEC; SEB, 2009.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. “Gestão democrática na formação do profissional da educação: a imprescindibilidade de uma proposta”. In: ______. (org.). Políticas públicas e gestão da educação, polêmicas, fundamentos e análises. 2ª ed. Brasília: Liber Livros, 2011, p. 157 ‑176.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d´Água, 2006.
______. Ação cultual para a liberdade e outros escritos. 14ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
______. Pedagogia da esperança – um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
______. Pedagogia do oprimido. 54ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
PRADO, Patricia Dias. “Agora ele é meu Amigo!”. In: ______ (org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2011.
REDIN, Marita Martins. “Planejamento na educação infantil com um fio de linha e um pouco de vento”. In: ______; AMODEO, Maria Celina; ÁVILA, Ivany Souza; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DORNELLES, Leni Vieira; RODRIGUES, Maria Bernadette C. (orgs.). Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.