O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Auteurs

  • Éder Jofre Marinho Araújo Auteur
  • Rita Diana De Freitas Gurgel Auteur
  • Jhony Lucas Cavalcante Da Silva Auteur
  • Marcelo Eusebio Mota Auteur

Mots-clés :

40 horas de angicos, Alfabetização de jovens e adultos, Tics, Dignidade do homem.

Résumé

Dentre as ações de envergadura no campo da Educação de Jovens e Adultos e de Educação Popular no Brasil no século XX até os dias atuais, a proposta do educador Paulo Freire foi a que mais tomou projeção. Conhecida como as “40 horas de Angicos”, a ação ocorreu no início de 1963 e foi oficialmente encerrada no dia 2 de abril do mesmo ano. Ação revolucionária no tempo e na metodolo‑gia empregados, alfabetizou 300 trabalhadores(as). Infelizmente, o projeto de expansão foi interrompido logo após o Golpe Militar de 1964, que levou Freire ao exílio. Não obstante terem se passado 50 anos da ação de Freire em Angi‑cos, é inegável a atualidade de sua pedagogia. A revolução causada por Freire perpassou muitos campos, dentre eles os das tecnologias de vanguarda à dis‑posição em seu tempo. Neste trabalho, apresentaremos as vantagens do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por meio da apresentação de um software que está sendo desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Federal Rural do Semi ‑Árido (Ufersa), Campus de Angicos, baseado na concepção freiriana, para ser utilizado na alfabetização de jovens e adultos. Tal software deve garantir uma alfabetização ágil e integral dos sujeitos do processo, ao proporcionar ferramentas para enfrentar, de forma ativa, vários problemas na renovação democrática do país.

Bibliographies de l'auteur

  • Éder Jofre Marinho Araújo
    Graduado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf – Recife) e em Teologia pelo Athe‑neu Pontificio Regina Apostolorum (Roma). É mestre em Filosofia pela Pontificia Universitas Gregoriana (Roma) e doutor em Filosofia pela Pontificia Studiorum Universitas A S. Thoma Aq. In Urbe (Roma) no Método Paulo Freire. É professor no Seminário São Pedro e professor adjunto I da Universidade Federal Rural do Semi ‑Árido (Ufersa), Campus de Angicos (RN). Coordena o Cursinho Pré ‑Universitário Popular da Ufersa, Campus de Angicos (RN). Contato: edermarinho@ufersa.edu.br.
  • Rita Diana De Freitas Gurgel
    Pedagoga, mestra e doutora em Educação. É professora ajunta II da Universidade Federal Rural do Semi ‑Árido (Ufersa), Campus de Angicos (RN). Coordena o projeto Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação, no Campus de Angicos. É coordenadora adjunta do Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos e membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. É integrante do Grupo Interministerial (GTI) Política Nacional de Educação Popular (coordenado pela Secretaria ‑Geral da Presidência da República) e líder do Grupo de Pesquisa Paulo Freire: Gnoseologia, Realidade e Educação (CNPq). Contato: rdiana@ufersa.edu.br.
  • Jhony Lucas Cavalcante Da Silva
    Cursa licenciatura em Computação e Informática na Universidade Federal Rural do Semi ‑Árido (Ufersa), Campus de Angicos (RN). Contato: jhonyjl37@gmail.com.
  • Marcelo Eusebio Mota
    Cursa Licenciatura em Computação e Informática na Universidade Federal Rural do Semi ‑Árido (Ufer‑sa), Campus de Angicos (RN). Contato: Marcelo.eusebio@hotmail.com.

Références

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demo‑gráfico 2010. Disponível em: (acesso em 30 mai. 2014).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

______; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985 (Coleção Educação e Comunicação, 15).

MEIER, Reto. Professional Android Application Development. Wiley Publishing, Inc., 2009.

Téléchargements

Publiée

2014-12-01

Comment citer

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 92-97. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/60