PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Mots-clés :
Troca de saberes, Terreiro cultural, Universidade, Cultura.Résumé
Este trabalho é uma proposição de mesa temática para o IX Encontro do Fórum Internacional de Paulo Freire, em Turim, Itália. Tratará, sobretudo, de apresentar, para as diversas delegações presentes no Fórum, as experiências e práticas popu‑lares desenvolvidas nos campos do ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Serão apresentadas atividades dos últimos cinco anos, dentre elas a graduação em Educação do Campo – iniciada em 2014, com 120 novos estudantes na sua primeira turma –, o ambiente Teia, os Ter‑reiros Culturais, as diversas Trocas de Saberes e o Observatório dos Movimentos Sociais da Zona da Mata mineira. Participam desses trabalhos, docentes parceiros e o próprio Departamento de Educação, estudantes de inúmeros cursos da UFV e grupos e comunidades da Zona da Mata Mineira. O objetivo desta mesa é não somente apresentar, mas permitir o conhecimento e a troca de saberes com os demais participantes do Fórum, mostrando as ações teórico ‑práticas que temos desenvolvido coletivamente na UFV.Références
COELHO, Edgar Pereira; SANTOS, Geraldo Márcio Alves; De MARI, Cezar Luiz (orgs.). Educação e formação humana: múltiplos olhares sobre a práxis educativa. Curitiba: CRV, 2012.
FREIRE, Paulo. A ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
______. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
______. A Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. Para trabalhar com o povo. São Paulo: Centro de Capacitação da Juven‑tude, 1992.
SIMONINI, Eduardo. “Emancipar para um mundo melhor? Os desafios de uma educação emancipatória”. In: MARI, C.L; COELHO, E.P. (org.). Diálogos interdis‑ciplinares: questões sobre a práxis universitária. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2014, p. 195 ‑213.
TEIA UFV. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2014.