REORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mots-clés :
Educação infantil, Rotina, Reorganização curricular, IntervençãoRésumé
Este artigo se fundamenta em teorias educacionais que contemplam uma tentativa de identificar e colaborar para uma prática significativa na educação infantil, de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Reorganização Curricular da Educação Infantil, enfatizando a importância da rotina significativa com a participação dos educandos na elaboração da mesma no espaço e no tempo. O estudo veio ao encontro da intervenção realizada numa sala de jardim com crianças de 4 e 5 anos de idade e seguiram as seguintes etapas: coleta de dados, sistematização dos mesmos, atividades diagnósticas e intervenções. Como resultado, o estudo possibilitou identificar possíveis causas e trabalhar com possíveis intervenções, possibilitando avanços de acordo com aquela realidade estudada.
Références
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v.134, n.248, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27834-27841.
FALK, Judit (Org.) Educar nos Três Primeiros Anos: a experiência de Löczy. Araraquara: JM Editora, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 24ª ed, São Paulo: Paz e Terra Editora, 2002.
OLIVEIRA, Marinalva. et al. Reorganização Curricular da Educação Infantil. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.