REORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Rosangela Farias da Silva Lize Autor/a

Palabras clave:

Educação infantil, Rotina, Reorganização curricular, Intervenção

Resumen

Este artigo se fundamenta em teorias educacionais que contemplam uma tentativa de identificar e colaborar para uma prática significativa na educação infantil, de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Reorganização Curricular da Educação Infantil, enfatizando a importância da rotina significativa com a participação dos educandos na elaboração da mesma no espaço e no tempo. O estudo veio ao encontro da intervenção realizada numa sala de jardim com crianças de 4 e 5 anos de idade e seguiram as seguintes etapas: coleta de dados, sistematização dos mesmos, atividades diagnósticas e intervenções. Como resultado, o estudo possibilitou identificar possíveis causas e trabalhar com possíveis intervenções, possibilitando avanços de acordo com aquela realidade estudada. 

Biografía del autor/a

  • Rosangela Farias da Silva Lize

    Rosangela Farias da Silva Lize atua como professora na rede municipal de ensino de Osasco.

Referencias

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v.134, n.248, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27834-27841.

FALK, Judit (Org.) Educar nos Três Primeiros Anos: a experiência de Löczy. Araraquara: JM Editora, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 24ª ed, São Paulo: Paz e Terra Editora, 2002.

OLIVEIRA, Marinalva. et al. Reorganização Curricular da Educação Infantil. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

REORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 351-358. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/38