O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Mônica de Jesus Melo Auteur

Mots-clés :

Brincar, Conflito, Mediação, Aprendizagem

Résumé

O artigo aborda a importância do lúdico na educação infantil, assim também como as brincadeiras, os jogos e os brinquedos e o papel do professor nessas intervenções num espaço lúdico. Através desse espaço é possível adquirir situações prazerosas que se tornarão peças fundamentais para a aprendizagem. O artigo ainda preocupa-se em abordar o quão importante tornou-se o brincar para as crianças e a partir de qual momento os educadores e professores tomaram consciência de que a criança necessita do brincar na sua educação e para vida. 

Biographie de l'auteur

  • Mônica de Jesus Melo

    Mônica de Jesus Melo atua como professora na rede municipal de ensino de Osasco.

Références

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionario Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Jogos em Grupo: na educação infantil, implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MELLO, Suely Amaral; FARIAS, Maria Auxiliadora. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, v. 1, n. 1, p. 53-68, 2010.

OLIVEIRA, Marinalva de. et al. (Orgs.). Reorientação Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental: São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In: _______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política da transição paradigmática. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 13-117.

VIGOTSKY, Lev S. et al. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Téléchargements

Publiée

2013-12-01

Comment citer

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 299-306. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/33