EDUCAÇÃO PARA (COM)VIVER NA CASA COMUM
A RESISTÊNCIA PELA VIDA COMO COMPROMISSO MAIOR
Mots-clés :
Convivência, Futuro Com Vida, Modelo Predador, ResistênciaRésumé
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da necessidade de se promover uma educação que qualifique os seres humanos para a convivência na Casa Comum. Diante do cenário nacional e mundial atuais é eminente a necessidade de se promover uma forte resistência em defesa da vida partindo de algumas reflexões e alcançando o grande chamado de Paulo Freire a ler o mundo e seus fenômenos. Esta leitura permitirá perceber que a discussão ambiental implica no cuidado com a Casa Comum, seus habitantes e com o próprio homem, dissipando mazelas como violência e miséria, frutos de intensa desigualdade social e econômica e desrespeito à diversidade. Desta leitura, com a ajuda de reflexões propostas por Papa Francisco e Edgar Morin, pretende-se exaltar que a resistência ao modelo predador é o único caminho que poderá viabilizar o futuro com vida.Références
AZEVEDO, Fernando de [et al.] Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
BOFF, Leonardo. A Terra na palma da mão: uma nova visão do planeta e da humanidade. Petrópolis (RJ): Vozes, 2016.
BOFF, Leonardo. Memorias de un teólogo de la liberación. Conversaciones con Christian Dutilleux. Madri: Spasa Calpe S.A, 1997.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje. In: MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. P. 46‑71.
CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. Tradución castellana: Joandomènec Ros. Barcelona: Crítica. 2010.
FRANCISCO. Carta encíclica laudato si’ sobre o cuidado da casa comum. 24. Mai.2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa‑francesco_20150524_enciclica‑laudato‑si_po.pdf. Acesso: 17.jan.2017.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução: Sergio Faraco. Porto Alegre (RS): L&PM, 2013.
FREIRE, Paulo. Conscientização - teoria e prática da libertação: Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. (Col. Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução: Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina – 11ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. A Religação de Saberes. O desafio do século XXI. Trad. Flávia Nascimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002a.
MORIN, Edgar. O Método 2: a vida da vida. Trad. Marina Lobo. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2002b.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 6. ed. São Paulo: Corteza; Brasília: UNESCO, 2002c.
TEIXEIRA, Anísio. (1997). Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ. (Original publicado em 1936).