CONSIDERAÇÕES EM TORNO DE UMA DEDICATÓRIA
Mots-clés :
Educação, Emancipação, Política EducacionalRésumé
Este é um texto em que se tecem considerações em torno de uma dedicatória que se desdobra em pré-figuração harmonizada entre a pregnância e a clausura, num fundo em que o drama é a humanidade. Em Pedagogia do Oprimido, forma e conteúdo se casam na celebração de uma “praxis” que, num mergulho estético, se transcende em consciência do mundo. No “ato de vir a conhecer”, se prolonga em ato de amor na linguagem poética e política de Paulo Freire. Como poderia ser de outro modo se essa linguagem tem os condimentos que lhe dão a dimensão revolucionária?Références
BARROS, M. (2013). Poesia Completa. São Paulo LeYa.
BEAUVOIR, S. https://www.pensador.com/autor/simone_de_beauvoir
CHAUI, M. S. (2003). Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras.
CORTELLA, M. S. Paulo Freire, um clássico. In: FREIRE, A. M. (Org.), A Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. (153-154). 1ª ed. São Paulo: UNESP, 2001.
ESPINOSA, B. (1677) Tratado sobre a reforma do entendimento, “Estudo Inacabado” de autor identificado como A.B.C., Livros Horizonte, Coleção Razão e Diálogo, Lisboa, 1971
HABERMAS, J. (1986). Ciência e Técnica como Ideologia. Lisboa: Edições 70.
MARX, K. (1975). Manuscritos Económico‑Filosóficos de 1844. Lisboa: Edições AVANTE.
MARX, K. (2003). Capítulo VI Inédito de O Capital. São Paulo: Ed. Centauro.
MCLAREN, P. (2001) “Uma Pedagogia da Possibilidade: reflexões sobre a pedagogia de Paulo Freire” In: Ana M. Freire, A. M. (Org.), Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. (pp.179-202). São Paulo: Unesp.
NUNES, R. S. (2015). Conferência de Encerramento do V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro ‑ “À Conversa sobre Arte, Cultura, Educação”. Uberaba34.
OLIVEIRA, C. (1969). Sobre o Lado Esquerdo. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
TORRES, R. M. (2001). “Os Múltiplos Paulo Freire”. In: Ana M. Freire, A. M. (Org.), Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. (pp.231-242). São Paulo: Unesp.
Em 2017 o texto-base da Conferência (2015) “À Conversa sobre Arte, Cultura, Educação” foi publicado in Marinalva Barbosa, Carlos Francisco de Morais, Maria Eunice Barbosa Vidal (orgs.) (2017), Teorias de Linguagens – Pesquisa e Ensino, Capítulo I, pp 21-38, Mercado de Letras, Campinas/SP.