CÍRCULO DE CULTURA E INSTALAÇÃO PEDAGÓGICA

aprendizagem com sentido emancipador

Autores/as

  • Margarita Victoria Gomez Autor/a

Palabras clave:

Círculo de cultura, Cibercultura, Paulo freire, Pedagogia da virtualidade.

Resumen

O presente texto apresenta uma releitura da própria prática educativa com o Círculo de Cultura e a instalação pedagógica como lugar e estratégia de aprendi‑zagem que busca o sentido emancipador na pedagogia da virtualidade. A centra‑lidade do texto escrito está em questão, e outras metodologias de aprendizagem e pesquisa desafiam a educação superior tradicional. As práticas educacionais virtuais, na universidade convencional, interpelam ‑nos e colocam o desafio de utilizar criticamente as técnicas em contextos controversos. Acredita ‑se que a universidade que se abre à cultura contemporânea e acolhe a quem a procura encontra na pedagogia da virtualidade orientações metodológicas que permitem a apropriação crítica de tecnológicas digitais. Este trabalho encontra ressonância na proposta temática do IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire (Turim, Itália, setembro de 2014), especificamente no tema do Círculo de Cultura do próprio Encontro: Educação para a emancipação através da arte e da comunicação existencial. Se quisermos reinventar a universidade tradicional teremos de utilizar no processo de aprendizagem outras orientações teórico ‑metodológicas, como o Círculo de Cultura presencial e/ou virtual e a rede ‑instalação que envolve a arte, a mídia e a colaboração.

Biografía del autor/a

  • Margarita Victoria Gomez
    Professora do Programa de Pós ‑Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina, com mestrado em Ciências pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA ‑USP) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na seguinte área de concentração: Cultura, Organização e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ‑Educação em rede: cultura, ciência, tecnologia e formação (Gruprede‑‑CNPq). Contato: marvi@uninove.br.

Referencias

ALVES, Luis C.; MÂNCIO, Antônio Bento; BARBOSA, Willer B.; CARDOSO, Irene; JUCKSCH, Ivo; COELHO, Edgar Pereira; SANTOS, Marcelo L. (orgs.). Troca de sabe‑res: Flores das sombras da agroecologia. 1ª. ed. Viçosa: Pró ‑Reitoria de Extensão e Cultura, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma. México: Premia, 1983.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999 [1967].

______. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 2000.

______. “Relatório do Seminário Regional de Pernambuco em 1958. 3ª Comissão”. In: FÁVERO, O. Contribuição de Paulo Freire à educação popular e aos movimentos sociais. Recife: VII Colóquio Paulo Freire, 2010 (mimeo).

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia, diálogo e conflito. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

______. “Ciberespaço, cibercultura e a universidade virtual”. In: BELTRÁN, J.; TEODORO António. (orgs.). Sumando voces. Ensayos sobre Educación Superior en términos de Igualdad e Inclusión Social. 1ª ed. Buenos Aires: Miño & Dávila, 2014 (vol. 1), p. 1 ‑16.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LÉVY, P. Ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial. São Paulo: Loyola. 1998.

______. Cibercultura. Trad. de Irineu da Costa. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2000.PEDAGOGIA da virtualidade. Círculo de Cultura Paulo Freire: Arte, mídia e educação, 2014. Disponível em: <http://pedagogiadavirtualidade.wordpress.com/2014/09/30/circulo ‑de ‑cultura ‑paulo ‑freire ‑arte ‑midia ‑e ‑educacao ‑3/>.

ROMÃO, José Eustáquio et al. “Círculo epistemológico: Círculo de Cultura como metodologia de pesquisa”. In: Educação e Linguagem: Globalização. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

CÍRCULO DE CULTURA E INSTALAÇÃO PEDAGÓGICA: aprendizagem com sentido emancipador. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 181-192. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/72