A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA

possibilidade de autonomia dos docentes e discentes

Autores/as

  • Luciana Souza Santos Autor/a
  • Márcia Natália Motta Mello Autor/a

Palabras clave:

Transposição didática, Pedagogia da autonomia, Processo ensino ‑aprendizagem.

Resumen

Este estudo pretende fazer uma análise dos principais entendimentos sobre trans‑posição didática dos conteúdos de ensino de História, ou seja, a relação entre o conhecimento produzido na academia, o conhecimento de mundo dos alunos e o conhecimento desenvolvido pelo universo escolar possibilitando a autonomia dos docentes e discentes. Faz ‑se, também, um estudo da pedagogia da autonomia de Paulo Freire e as suas contribuições para a prática docente, principalmente no que diz respeito à formação permanente dos professores, ao respeito aos sabe‑res dos educandos, à reflexão crítica sobre a prática docente, à compreensão de que ensinar não é transferir conhecimento. Para tanto, verificamos as principais ideias sobre o que seria um bom processo de ensino ‑aprendizagem na disciplina de História e como seria uma aprendizagem significativa com base na leitura de textos de autores renomados da bibliografia sobre o tema, tais como: Paulo Freire, Leandro Karnal, Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Cainelli, Katia Abud, Carla e Jaime Pinsk.

Biografía del autor/a

  • Luciana Souza Santos
    Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove), pós ‑graduada em História pela Uni‑versidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, é técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério (CEPQM) e cursa especialização em Planejamento, Implantação e Gestão de Vursos em Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Contato: lucianasouza_16@hotmail.com.br.
  • Márcia Natália Motta Mello
    Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Educacional. É diretora de escola na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e, atualmente, está designada como técnica no Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério (CEPQM). Atua como professora temporária, ministrando aulas presenciais em cursos de pós ‑graduação a distância. Cursa especialização em Design Instrucional. Contato: mnmm12@terra.com.br.

Referencias

ABUD, Kátia. “Currículo de história e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária”. In: BITTENCOURT; Circe Maria (org.). O saber his‑tórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

BITTENCOURT, Circe Maria. “O saber histórico em sala de aula: capitalismo e ci‑dadania nas atuais propostas curriculares de História”. In: ______. (org.). O saber histórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

______. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

CABRINI, Conceição. O ensino de História: revisão urgente. 3ª ed. São Paulo: Educ, 2005.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez & Moraes, 1996.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e proposta. São Paulo: Contexto, 2010.

PINSK, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. 14ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

______; PINSK, Carla. “O que e como ensinar. Por uma História prazerosa e con‑sequente. “História na sala de aula conceitos, práticas e propostas”. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. “A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula”. In: BITTENCOURT; Circe Maria (org.). O saber histórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

______; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.

SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidade de autonomia dos docentes e discentes. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 175-180. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/71