A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA
possibilidade de autonomia dos docentes e discentes
Palabras clave:
Transposição didática, Pedagogia da autonomia, Processo ensino ‑aprendizagem.Resumen
Este estudo pretende fazer uma análise dos principais entendimentos sobre trans‑posição didática dos conteúdos de ensino de História, ou seja, a relação entre o conhecimento produzido na academia, o conhecimento de mundo dos alunos e o conhecimento desenvolvido pelo universo escolar possibilitando a autonomia dos docentes e discentes. Faz ‑se, também, um estudo da pedagogia da autonomia de Paulo Freire e as suas contribuições para a prática docente, principalmente no que diz respeito à formação permanente dos professores, ao respeito aos sabe‑res dos educandos, à reflexão crítica sobre a prática docente, à compreensão de que ensinar não é transferir conhecimento. Para tanto, verificamos as principais ideias sobre o que seria um bom processo de ensino ‑aprendizagem na disciplina de História e como seria uma aprendizagem significativa com base na leitura de textos de autores renomados da bibliografia sobre o tema, tais como: Paulo Freire, Leandro Karnal, Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Cainelli, Katia Abud, Carla e Jaime Pinsk.Referencias
ABUD, Kátia. “Currículo de história e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária”. In: BITTENCOURT; Circe Maria (org.). O saber his‑tórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BITTENCOURT, Circe Maria. “O saber histórico em sala de aula: capitalismo e ci‑dadania nas atuais propostas curriculares de História”. In: ______. (org.). O saber histórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
______. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
CABRINI, Conceição. O ensino de História: revisão urgente. 3ª ed. São Paulo: Educ, 2005.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez & Moraes, 1996.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e proposta. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSK, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. 14ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
______; PINSK, Carla. “O que e como ensinar. Por uma História prazerosa e con‑sequente. “História na sala de aula conceitos, práticas e propostas”. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. “A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula”. In: BITTENCOURT; Circe Maria (org.). O saber histórico em sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
______; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.