INTERVENÇÕES PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

como alfabetizar no 5º ano?

Autores/as

  • Elvina Nonata Das Neves Autor/a

Palabras clave:

Alfabetização, Intervenções pedagógicas, Relação entre educador e educando

Resumen

A necessidade de um trabalho cada vez mais bem sucedido exige do professor uma postura de pesquisador incansável. É necessário entender mais e mais as questões que envolvem a prática diária, bem como pensar e repensar nas relações educando/educador, inovar as práticas e propor soluções. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo sugerir possíveis intervenções ou encaminhamentos de educandos para um grupo de profissionais da educação que atuam em sala de aula nas séries iniciais. Para tanto, relata o trabalho realizado junto a três educandos(as) do 5o ano com defasagem de aprendizagem, matriculados e frequentes no ensino fundamental de uma escola pública municipal de Osasco.

Biografía del autor/a

  • Elvina Nonata Das Neves

    Elvina Nonata das Neves atua como professora na rede municipal de ensino de Osasco.

Referencias

ANTUNES, Celso. Uma Escola de Excelente Qualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização e Educação. 26ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época; 6).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

OLIVEIRA, Marinalva de et al. (Orgs.). Reorientação Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

ROJO, Roxane. Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas. São Paulo: Mercado de Letras, 2005.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

INTERVENÇÕES PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: como alfabetizar no 5º ano?. (2013). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 1(1), 129-136. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/13