DEMOCRACIA DE BASE E PODER POPULAR
A DISPUTA DOS PROJETOS SOCIETÁRIOS
Palabras clave:
Democracia, Estado E Sociedade, Democracia ParticipativaResumen
O presente artigo realiza uma análise conceitual da democracia e os desafios na contemporaneidade. Realizado no âmbito da contribuição dos “Círculos de Cultura” promovidos pelo Instituto Paulo Freire, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e a Central de Movimentos Populares, com o tema central “Educação, Democracia e Direitos Humanos”. Nossa contribuição será um diálogo com os pensadores tradicionais da teoria democrática como Bobbio, Sartori e outros, bem como seu contraponto em Ranciére e Borón na perspectiva democrática ora capitulada pelo pensamento liberal, ora em disputa pelas classes populares e suas reivindicações. Primeiro, estabeleceremos diálogo com autores liberais e o atual momento na fase neoliberal, segundo refletir sobre os caminhos demo‑cráticos através da luta social que tornaram possível na constituição de 1988 o surgimento dos conselhos participativos de políticas públicas e experiências da democracia participativa como os Orçamentos Participativos (OP’s) e terceiro resgatar o processo democrático brasileiro, suas idas e vindas na história, a dis‑ puta de projetos societários no centro encerramos com as lições de Coutinho e sua defesa da democracia como “valor universal”.Referencias
AVRITZER, Leonardo. Teoria Democrática e deliberação pública. Lua Nova nº 49. São Paulo, 2000.
_______________. Modelos de deliberação democrática: uma análise do orçamento participativo no Brasil. In.: Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Boaventura de Souza Santos (org.). Rio de Janeiro: Civilização Bra‑sileira, 2002.
_________________. O Orçamento Participativo e a teoria democrática: um balanço crítico. IN: Os Orçamentos Participativos na Europa: uma apresentação não conven‑cional. Coimbra: Portugal - Auditório do CEFA, jun., 2007.
CAJADO, Ane Ferrari Ramos; DORNELLES, Thiago; PEREIRA, Amanda Camylla. Elei‑ções no Brasil: uma história de 500 anos. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2014.
FUNG, Archon. Cohen, Joshua. Democracia Radical. Revista Política & Sociedade [UFSC] V. 6 –n. 11 –out. 2007.
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão / trad.: Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. – São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática/ trad.: Luiz Paulo Rouanet. – Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1992.
RANCIÉRE, Jacques. O ódio à democracia/ trad.: Mariana Echalar. São Paulo: Ed. Boitempo, 2014.
SANTOS, Boaventura de Souza. Democratizar a democracia: os caminhos da demo‑cracia participativa. RJ: Ed. Civilização Brasileira, 2002.
_______________________. Reinventar a democracia: entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. In. Oliveira, Francisco; Paoli, Maria Célia (org.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Núcleo de Estudos dos Direitos da Cidadania – NEDIC. – Petrópolis, RJ: Vozes; Brasília: NEDIC, 1999. p. 83-129.
SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada. Vol. I – O debate contempo‑râneo/ trad.: Dinah de Abreu Azevedo. SP: Ed. Ática, 1994.
TILLY, Charles. Democracia/ trad.: Raquel Weiss. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2013.
TOURINE, Alain. O que é democracia? / trad.: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petropólis (RJ): Ed. Vozes, 1996.
TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves. Para além do voto: uma narrativa sobre a democracia participativa no Brasil (1975‑2010). Tese de Doutorado. – Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2013.