A HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO EM PAULO FREIRE
A BUSCA DO “SER MAIS”
Palavras-chave:
Humanização, Conscientização, DiálogoResumo
A compreensão de Paulo Freire sobre a Humanização do Ser Humano constrói-se como ontologia do ser. Ele entende que o ser humano é um ser inacabado em processo constante de humanização. Para Freire Educação Libertadora é igual à humanização do ser humano. Neste sentido, busca-se apresentar como o conceito de humanização em Paulo Freire é base de seu projeto para uma Educação Libertadora. Demonstra-se como Freire reconheceu a oposição his‑tórica entre Humanização e Desumanização dos seres humanos bem como o caminho que ele indicou para a construção de uma Educação Libertadora, isto é, a passagem de uma consciência ingênua a uma consciência crítica capaz de tornar os educandos sujeitos do processo educativo bem como de sua própria história.Referências
CALADO, Alder Júlio Ferreira. Paulo Freire: sua visão de mundo, de home e de sociedade. Caruaru: FAFICA, 2001.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, Outubro, 1969, p. 123-132.
__________. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
_. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação – Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
_. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez Editora/Instituto Paulo Freire, 2003.
_. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
_. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1995.
. A Voz do Biógrafo Brasileiro: A prática a altura do sonho. IN: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire. Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora / Insti‑tuto Paulo Freire, 1996.
JARDILINO, José Rubens. Paulo Freire, Filósofo, Pedagogia e Cientista Social: Singularidade e a Universalidade do seu Pensamento. Revista Historia de la Edu‑cación Latinoamericana, número 010, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, pp. 41-56.
MENDONÇA, Nelino Azevedo de. Pedagogia da Humanização – A pedagogia humanista de Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2008.
PEÑALONZO, Jacinto Ordóñez. O Corte Epistemológico de Paulo Freire. IN: GADOTTI, Moacir. Paulo Freire. Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora/ Instituto Paulo Freire, 1996.