A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Sheila Ceccon Autor

Palavras-chave:

Educação Popular, Política, Cidadania

Resumo

Este artigo problematiza a relação existente entre política e educação. Registra qual a concepção de política que serve de base para a reflexão e discorre sobre a educação necessária para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A educação como um ato político é a base da argumentação apresentada. Como indicadores de aspectos importantes a serem trabalhados na perspectiva de construir participação e justiça social, os quatro pilares de autoria de Herbert de Souza são citados e justificados. Finalizando, a educação popular, em quaisquer tempos ou espaços, é apresentada como necessária para a construção de novas realidades.

Biografia do Autor

  • Sheila Ceccon
    Engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa-Itália, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo Instituto de Geociências da UNICAMP-SP. Atua na área de meio ambiente e educação. No Instituto Paulo Freire, coordena duas instituições mantidas: a Casa da Cidadania Planetária, responsável por projetos na área de educação socioambiental, e a UniFreire, que, constituída por uma rede de pessoas e instituições, é um espaço de produção e publicização de conhecimentos fundamentados nos princípios freirianos. É uma das organizadoras do livro “Município que Educa: Múltiplos Olhares” (2011) e autora do livro “Educação Ambiental Crítica e a Prática de Projetos” (2012), ambos publicados pela Editora e Livraria Paulo Freire.(sheila.ceccon@gmail.com ou sheila@paulofreire.org).

Referências

ARENDT, Hanna. A Condição Humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As Flores de Abril: Movimentos sociais e Educação ambiental. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

____________. Minha Casa: o Mundo. Aparecida, SP. Ideias & Letras, 2008.CECCON, Sheila. Educação Ambiental Crítica e a Prática de Projetos. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

____________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

_____________. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

____________. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.

____________. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2001.

____________. Educar para a Sustentabilidade. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GOSWAMI, Amit; REED, Richard e GOSWAMI, Maggie. O Universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo natural. Rio de Janeiro: Record, Rosa dos Tempos, 1998.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate?. Campinas, SP. Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

01/12/2016

Como Citar

A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. (2016). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 4(1), 66-75. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/101