A IMPORTÂNCIA DE VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFESSORES QUE DESENVOLVEM A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Cristiani Freitas Ferreira Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Conscientização, Educação para a sustentabilidade.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões e conclusões acerca de estudos e sugestões pro‑postas, por mim, no livro Educação ambiental na escola: guia para educadores, na perspectiva freiriana de conscientização necessária para transformar o mundo, associando as teorias propagadas no currículo socioambiental às práticas dos educadores. Reafirmo a importância da formação continuada dos professores, com foco na sensibilização e vivências para instrumentalizá ‑los a sair da escola, tomar o mundo e analisá ‑lo com os alunos, de maneira que a realidade do entorno escolar seja substancialmente modificada pelos sujeitos da ação educativa. Para isso, pontuo a necessidade de formações para professores além de aprendizagens sobre conceitos e valores, mas comprometidas com a transformação da sociedade, num processo de conscientização capaz de impor exemplos de atuação aos edu‑candos e comprometer o professor na busca de recursos pedagógicos eficientes, como os sugeridos no livro, com foco nas linguagens variadas que os educandos têm acesso cotidianamente e que fazem parte de seu mundo.

Biografia do Autor

  • Cristiani Freitas Ferreira
    Licenciada em História pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e em Pedagogia pela Universi‑dade Iguaçu (Unig). Pós ‑graduada em Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras. Atuou na rede estadual e municipal de educação de São Paulo como professora, coordenadora, diretora e supervisora. Atualmente, é consultora pedagógica em gestão educacional e capacitação de professores em temas ligados à educação para a sustentabilidade e direitos humanos. É autora de livros e suplementos didáticos para professores. Contato: cristianifreitas@yahoo.com.br.

Referências

FIORI, Ernani Maria. “Aprender a dizer a sua palavra”. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido (prefácio). São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez&Moraes, 1979.

______. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996

______. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FERREIRA, Cristiani Freitas. Educação ambiental na escola: guia para educadores. Arujá: Espaço Idea, 2014.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

01/12/2014

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DE VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFESSORES QUE DESENVOLVEM A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 85-91. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/59