EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS

a formação dos professores no curso de pedagogia

Auteurs

  • Roberta Stangherlim Auteur
  • Ligia De Carvalho Abões Vercelli Auteur
  • Eduardo Santos Auteur

Mots-clés :

Crianças pequenas, Curso de pedagogia, Ensino superior, Formação de professores.

Résumé

Entendemos que a construção de conhecimentos pelo futuro professor de crianças de 0 a 6 anos deve estar pautada numa concepção de Educação Popu‑lar permeada pelos pressupostos de uma educação libertadora, estabelecendo estreita relação entre prática/teoria/prática, conforme predicado, entre outros, pelo educador Paulo Freire. Em razão disso, o objeto desta pesquisa é a formação de professores nos cursos de Pedagogia, produzindo conhecimento sobre as características e especificidades da formação dos futuros professores da faixa etária aludida. Fundamenta ‑se nos estudos sobre ensino superior, formação de professores, currículo e infância. Como objetivo, busca identificar e analisar os pressupostos pedagógicos do curso de Pedagogia para a educação das crianças pequenas, tendo como universo de pesquisa um curso de Pedagogia de uma ins‑tituição pública de ensino superior, localizada na cidade de São Paulo (SP), Brasil. A metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa e adotará, como procedimentos de pesquisa, levantamento e análise documentais, entrevistas com roteiro semiestruturado para professores e questionário com questões abertas e fechadas para estudantes. Os resultados parciais da investigação em andamento apresentam como o projeto político ‑pedagógico do curso concebe a formação do pedagogo e o que pensam professores e alunos sobre a proposta curricular, especialmente no que tange à preparação do futuro professor para atuar na educação infantil.

Bibliographies de l'auteur

  • Roberta Stangherlim
    Psicóloga. Mestre e doutora em Educação. Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho (Uninove). Líder do grupo de Pesquisa Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp). Atuou na Gestão de Projetos Educacionais no Instituto Paulo Freire (2007 ‑2011). Contato: roberta.stan@hotmail.com.
  • Ligia De Carvalho Abões Vercelli
    Doutora e mestre em educação. Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Uni‑versidade Nove de Julho (Uninove). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contato: ligia@uninove.br.
  • Eduardo Santos
    Sociólogo. Mestre em Geografia Humana e doutor em Educação. Professor e pesquisador do PPGE‑‑Uninove. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação Superior (Grupes) desse programa. Parti‑cipou, no Instituto Paulo Freire de São Paulo (IPF ‑SP), do projeto de pesquisa “Globalização e Educação”, nos anos 2008 e 2009. Contato: edusantos_br@ig.com.br.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEISIEGEL, C. R. Política e Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular na Escola Cidadã. Petrópolis: Vo‑zes, 2000.

______. Paulo Freire – o menino que lia o mundo. São Paulo: Unesp, 2005.

CAMPOS, Maria Malta. “Educar e cuidar: questões sobre o perfil do profissional de educação infantil”. In: BRASIL. Por uma política de formação do profissional em educação infantil. Brasília: MEC/SEF/Coedi, 1994, p. 32 ‑42.

______. “A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate”, Educação & Sociedade, vol. 20, n. 68, dez., 1999, p. 126 ‑142.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Grandes políticas para os pequenos. Campinas: Papirus, 1995 (Cadernos Cedes, 37).

______; AQUINO, Ligia Maria Leão (orgs.). Educação infantil e PNE: questões e ten‑sões para o século XXI. Campinas: Autores Associados, 2012.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Popular e universidade. Piracicaba: Unimep, 1989 (Série Aberta).

FREIRE, Paulo. Extensão e Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra,1977.

______. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Política e educação. 8ª ed. Indaiatuba: Vila das Letras, 2007.

GADOTTI, Moacir. “Universidade e Educação Popular na América Latina – o intercâmbio das experiências no I Seminário Internacional de Educação Popular”. Boletim ANDES, vol. 3, n. 14, São Paulo, jun. 1983.

______. Pensamento pedagógico brasileiro. 8ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: Ática, 2006.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens quali‑tativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. “O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica”. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs). Textos em representações sociais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 89 ‑111.

Téléchargements

Publiée

2023-12-04

Comment citer

EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: a formação dos professores no curso de pedagogia. (2023). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 252-258. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/79