EDUCAÇÃO LIBERTADORA E LIBERDADE EXISTENCIALISTA

um encontro entre Jean ‑Paul Sartre e Paulo Freire

Auteurs

  • Janine Moreira Auteur
  • Marisa De S. Thiago Rosa Auteur

Mots-clés :

Educação libertadora, Psicologia existencialista, Freire e sartre.

Résumé

A teoria educativa libertadora de Paulo Freire é um instrumento de libertação de situações opressoras, com base na conscientização, que, por sua vez, é condição para a práxis. A teoria filosófica de Jean ‑Paul Sartre é um instrumento de desalienação ao relacionar o homem com sua liberdade e, nesse sentido, é uma teoria da ação. Freire tem em Sartre uma de suas referências, e ambos se baseiam na fenomeno‑logia e no materialismo histórico dialético. Este texto pretende apresentar alguns conceitos fundamentais de Sartre e colocá ‑los em diálogo com Freire, no intuito de refletir sobre as possibilidades que essas duas teorias, juntas, têm para o trabalho de profissionais a respeito do empoderamento de pessoas e grupos. O conceito de consciência transitiva crítica de Freire equivale ao conceito de consciência reflexiva crítica de Sartre, assim como a conscientização freiriana equivale ao nascimento existencial sartriano. Ambas teorias se complementam em seu potencial de ação ao se basearem nas possibilidades do homem e do mundo, possibilidades situadas, mas sempre possibilidades, negando, portanto, qualquer forma de determinismo, o qual paralisa a ação. Elas capacitam a compreensão das determinações contextuais, nossa “unidade epocal”, em seu “tempo histórico” e a agir nele, com referência na inesgotável capacidade de transformação humana no mundo, com base na liberdade. Liberdade para agir na construção da utopia, do inédito viável, superando a alienação e a má ‑fé.

Bibliographies de l'auteur

  • Janine Moreira
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1990), mestrado em Socio‑logia Política pela mesma universidade (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de Córdoba (Espanha, 2000) com convalidação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora do curso de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós ‑Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade do Extremo Sul Catarinense, de Criciúma (SC). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Educação em Saúde, Educação permanente em Saúde, com base nos enfoques freirianos e sartrianos. Contato: jmo@unesc.net.
  • Marisa De S. Thiago Rosa
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1990) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC ‑RS, 1996). Atualmente, é psicoterapeuta na Clínica de Psicologia e professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, drogadição, relações humanas e psicologia sartriana. Contato: marisa@furb.br.

Références

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

______. Educação como prática da liberdade. 32ª reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

SARTRE, Jean ‑Paul. O existencialismo é um humanismo. 3ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987a (coleção Os Pensadores), p. 1 ‑32.

______. Questão de Método. 3ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987b (coleção Os Pensadores), p. 109 ‑191.

Téléchargements

Publiée

2014-12-01

Comment citer

EDUCAÇÃO LIBERTADORA E LIBERDADE EXISTENCIALISTA: um encontro entre Jean ‑Paul Sartre e Paulo Freire. (2014). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 2(1), 140-146. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/66