PAULO FREIRE E A CULTURA CAIÇARA
a amorosidade no “cerco de saberes”
Mots-clés :
Educação caiçara, Educação emancipatória, Saberes caiçaras.Résumé
O projeto “Cerco de saberes: construindo a Escola da Praia de Martim de Sá” é destinado à promoção de atividades diversificadas que contribuam com o processo de alfabetização e de letramento de crianças e adolescentes caiçaras. A comunidade escolhida é a que habita, há várias gerações, o território corres‑pondente à Reserva Ecológica da Juatinga, localizada em Paraty (RJ), Brasil. Apresentamos o relato da experiência num projeto de extensão universitária que busca valorizar os saberes caiçaras e promover a emancipação ante a movi‑mentos excludentes diferenciados que tornam essas comunidades tradicionais brasileiras vulneráveis e excluídas do atual modelo de desenvolvimento social. Tem ‑se a preocupação de atender à demanda apresentada pela comunidade caiçara para o desenvolvimento de um currículo diferenciado, que inclui círculos de cultura de processos alfabetizadores e de letramento. As atividades da Escola da Praia de Martin de Sá envolvem interação dialógica entre educadores e edu‑candos caiçaras, o que inclui atividades de Leitura do Mundo, produção escrita e pesquisas em campo. O processo de alfabetização apoia ‑se na valorização da identidade caiçara, a começar pela reflexão sobre o nome das crianças e de suas famílias e pelo reconhecimento da diversidade ecológica do lugar que habitam há gerações; o letramento desenvolve ‑se com base no fortalecimento da Leitura do Mundo caiçara, estimulando a escrita com referência aos saberes sobre o mar e a natureza apresentados pelas crianças. Entre outros elementos, destacamos a amorosidade entre caiçaras, educadores e educandos como fator essencial para a mobilização da equipe e colaboradores no enfrentamento das adversidades que vêm impedindo a instalação de uma escola oficial.Références
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MONGE. Ricardo “Papu” Martins. Pesca com rede de cerco flutuante na Reserva Ecológica da Juatinga (REJ), município de Paraty/RJ. 92f. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
______. “Nascido e criado”: a ocupação tradicional da Família dos Remédios, uma comunidade “caiçara” – Península da Juatinga, município de Paraty/RJ. 176f. Disser‑tação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
______. Pensando a escola na comunidade caiçara de Martim de Sá, Península da Juatinga, município de Paraty/RJ. 2013. 63f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.
SILVA, Luiz Geraldo. “Da terra ao mar: por uma etnografia histórica do mundo caiçara”. In: DIEGUES, Antônio Carlos (org.). Enciclopédia caiçara: o olhar do pes‑quisador. (Vol. 1). São Paulo: Hucitec/NUPAUB/CEC/USP, 2004, p. 49 ‑69.
VIANNA, Lucila Pinsard. De invisíveis a protagonistas: populações tradicionais e unidades de conservação. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2008.