O MENINO CONECTIVO

A INFÂNCIA COMO ONTOLOGIA DO SER SOCIAL EM PAULO FREIRE1

Auteurs

  • Jason Mafra Auteur

Mots-clés :

Paulo Freire, Conectividade, Infância, Teoria Do Conhecimento, Axiologia

Résumé

O presente trabalho examina o modus operandi de Paulo Freire, enquanto intelectual e educador, a partir do conceito de “menino conectivo”, uma expressão autodescritora do pensador brasileiro. Esta ideia, que se constitui também como metáfora existencial, é discutida a partir das categorias de infância e conectividade, base por meio da qual se busca explicitar, na vida e na obra do autor pernambucano, um conjunto de valores ético-morais (axiologia), uma forma de conceber e estruturar saberes (epistemologia) e um modo de intervir na realidade educacional e social (práxis). Para tanto, tomou-se como fontes de pesquisas livros, artigos, entrevistas e depoimentos do autor, além de obras e depoimentos sobre ele, neste último caso, particularmente de pessoas que conviveram com o pensador. O exame deste fenômeno mostrou que a metáfora do “menino conectivo” expressa-se de forma coerente na vida e na obra do educador. Freire materializou o sentido de infância não como uma faixa etária, mas como uma condição existencial marcada por um conjunto de categorias ontológicas, nas quais destacam-se a curiosidade, a incompletude e a esperança, sendo a conectividade uma condição epistemológica, que o fez transitar por distintos saberes, populares e acadêmicos, estabelecendo um novo paradigma no campo da educação e para além dele.

Biographie de l'auteur

  • Jason Mafra
    Jason Mafra é doutor e mestre em Educação pela USP e graduado em História pela Unisal. Diretor do Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais, na Uninove, e docente no Programa de mestrado e doutorado em Educação, na mesma instituição. Membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, Coordenador do Grupo de Pesquisas Ylê-Educare – Educação e questões étnico-raciais, do CNPq. Autor de artigos e livros sobre Educação e História. Contato: jasonmafra@gmail.com

Références

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ARRIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978.

ASSMAN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2005.

BLOIS, Marlene Montezi. Re-encontros com Paulo Freire. Niterói: Fundação Euclides da Cunha, 2005.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

COELHO, Edgar Pereira. Cartas de Paulo Freire: o diálogo como caminho e pedagogia. 2005. Tese (Doutoramento) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DOWBOR, Ladislau. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 7. ed. São Paulo: Olho D’água, 2005. p. 7-14.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 21. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Diálogo com o educador Paulo Freire. In: VENTORIM, Silvana (Org.). Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador. Vitória: Edufes, 2000. p. 273-298.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999a.

FREIRE, Paulo. Intervención de Paulo Freire, Presidente del Consejo de Educación de Adultos de America Latina, en el Centro Cultural San Martin de Buenos Aires. 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. v. 2.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Institut International des Droits de L’enfant (ide). Droit a l’education: solution a tous les problemes ou probleme sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/Moacir_Gadotti/Artigos/Portugues/Educacao_Popular_e_

EJAZEducacao_formal_nao_formal_2005.pdf >. Acesso em: 25 mar. 2005.

GADOTTI, Moacir. Educar para um outro mundo possível. São Paulo: Publisher Brasil. 2007.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar‑e‑aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GOOGLE fica entre as 100 maiores empresas do mundo em novo ranking. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 jul. 2005. Caderno Especial, p. 6.

MAFRA, Jason Ferreira. A conectividade radical como princípio e prática da educação em Paulo Freire. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MARTINHO, Cássio et al. Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Disponível em: <http://www.maternatura.org.br/servicos/biblioteca/redes_wwf.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2005.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

ROMÃO, José Eustáquio. Cotidiano de Paulo Freire: depoimento. Entrevistador: Jason Ferreira Mafra. Los Angeles, 17 set. 2002.

ROMÃO, José Eustáquio. Dialética da diferença: o projeto da escola cidadã frente ao projeto neoliberal. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2000.

SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. Infância e inacabamento: um encontro entre Paulo Freire e Giorgio Agamben. Disponível em: < http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/25485-25487-1-PB.pdf >. Acesso em: 23 set. 2019.

YAMASAKI, Alice Akemi. Violências no contexto escolar, um olhar freiriano. 2007. Tese (Doutoramento) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Téléchargements

Publiée

2020-12-01

Comment citer

O MENINO CONECTIVO: A INFÂNCIA COMO ONTOLOGIA DO SER SOCIAL EM PAULO FREIRE1. (2020). Revista UniFreire Universitas Paulo Freire, 8(1), 87-108. https://revista.paulofreire.org/unifreire/article/view/148