PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE DA CRECHE
Palabras clave:
Educação integral, Currículo, CrecheResumen
Este artigo se fundamenta nas teorias de educação integral e nas pesquisas de campo das práticas de sala de aula no ambiente escolar creche. Demonstra que ao mesmo tempo em que se oferece aos alunos uma educação de tempo integral, dá-se também a educação integral ao docente. O estudo teve base nas teorias de educação integral e nas análises de trabalhos realizados em sala de aula com uma professora especializada, coletando, explorando e sistematizando dados, além de orientando os trabalhos desenvolvidos com os alunos do grupo de trabalho. Com os resultados da pesquisa de campo e com as observações realizadas, encontramos algumas divergências entre o que é educação integral, dúvidas sobre como se conseguiu realizar esse trabalho sem muito apoio das políticas educacionais e o que o plano de trabalho oferecia. Acreditamos que os alunos devem ter garantidas as necessidades básicas de aprendizagem. Mas, pensando em educação integral do indivíduo, por que ter acesso somente ao básico? O ser humano tem que ser desenvolvido em suas potencialidades, no seu integral, em tudo que lhe proporcione ser um cidadão melhor, ser conhecedor de múltiplas singularidades, conhecer de tudo um pouco, ter acesso à cultura, ser crítico, participante do seu meio social. A intervenção realizada permitiu reflexões sobre atuação dos docentes em sala de aula, apontando para novas perspectivas de seus compromissos profissionais.
Referencias
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação Cidadã).
GONÇALVES, Sergio Antonio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Caderno Cenpec, n. 2, 2006, Educação Integral.
PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2007.
PADILHA, Paulo Roberto. Educação integral e currículo intertranscultural. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo freire, 2009.
OLIVEIRA, Marinalva et al. (Orgs.). Reorientação curricular da educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011