A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Identidade, Reconstrução da identidade, Práticas pedagógicasAbstract
O trabalho percorre os caminhos que esclarecem como a identidade se constrói e problematiza a ausência das práticas pedagógicas que ajudam a promover essa construção de forma real. Inicia-se pela reorganização da rotina, inserindo o uso de literaturas que contribuam para afirmação da identidade da criança negra, valorizando as características pessoais de cada uma. Apresenta também situações didáticas que favorecem a reconstrução da identidade das crianças. Ao propor este trabalho com um grupo de alunos da educação infantil na rede municipal de Osasco, buscamos trabalhar em prol do resgate da autoestima das crianças afrodescendentes.
References
MALACHIAS, Rosangela. Curiosidades – para saber mais. In: MALACHIAS, Rosangela. Cabelo Bom. Cabelo Ruim. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007, p. 47-53. (Percepções da diferença. Negros e brancos na escola).
OLIVEIRA, Marinalva et al. (Orgs.). Reorientação Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 15ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.
RIBEIRO, Lídia da S. Cruz. A literatura infantil e as relações étnico-raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03. Webartigos.com, 07 mar. 2010. Disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/a-literatura-infantil-e-as-relacoes-etnico-raciais-reflexoes-a-partir-da-lei-10-639-03/33885/>. Acesso em: 30 jun. 2013.
MARTINS, Andréa Castelaci; SILVA, Rogério Bernardo. A literatura infantil: entre o pedagógico e o estético. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2, 2012, Maringá. Anais Eletrônicos. Maringá: UME, PLE, 2012. Disponível em: <http://anais2012.cielli.com.br/pdf_trabalhos/1524_arq_1.pdf>. Acesso em 30 jun. 2013.